O presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis, vereador Júnior Mendonça (PT), cumpriu neste sábado (23), agenda de visitas com os ministros, Carlos Fávaro (Agricultura), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) em Rondonópolis.
A agenda oficial contemplou a inauguração da Unidade Avançada do Instituto Nacional de colonização e Reforma Agrária (INCRA), que vai possibilitar vários atendimentos e serviços que não eram mais prestados à comunidade local, justamente por falta de sede. O prédio foi viabilizado através de uma parceria com a prefeitura Municipal de Rondonópolis e a entrega de títulos rurais.
A vinda dos ministros consolida o compromisso do governo federal com o desenvolvimento e melhoria das condições de vida dos cidadãos de Mato Grosso, abrangendo diversas áreas, desde a agricultura até a infraestrutura de transporte.
Além dos ministros, também fizeram parte da comitiva o presidente do Incra, Cesar Aldrighi e a presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ex-deputada, professora Rosa Neide.
Na oportunidade Júnior Mendonça relembrou emocionado,
que descobriu sua vocação política a partir do primeiro contato que teve com os produtores da Agricultura Familiar.
“Em 2010 fui contratado, na condição de advogado, pelo Paulo do Movimento 13 de Outubro, para defender uma causa de reintegração de posse e foi a partir daí que nos tornamos amigos e passei a conhecer de forma mais íntima a vida dessas famílias sofridas que põem o alimento na nossa mesa. Foi naquele momento que descobri a minha vocação política e hoje estou vereador, presidente da Câmara”, externou.
Mendonça enfatizou também que receber a comitiva dos ministros do governo Lula em Rondonópolis ocorre em decorrência do alinhamento dos governos, desde o governo Lula, passando pela gestão do prefeito José Carlos do Pátio, chegando à presidência da Câmara de vereadores, compostos por pessoas de cunho progressista e que falam a mesma língua.
“Isso é perfeitamente prudente e proveitoso, então devemos aproveitar o momento para entregar políticas públicas que contemplem o trabalhador e a trabalhadora da cidade de Rondonópolis”, disse.
Durante o encontro com os ministros o presidente da Câmara apresentou uma das demandas mais pontuais, que hoje preocupa toda comunidade rural, promover o assentamento das 150 famílias que compõem o Movimento 13 de Outubro, que vivem em condições sub-humanas às margens da Rodovia do Peixe. Ele também anunciou que a gestão municipal, em parceria com o Poder Legislativo e o Incra de Rondonópolis, irão promover a Reforma Agrária municipal, tão sonhada pelas famílias da Agricultura Familiar.
Os ministros anunciaram uma série de pacotes governamentais que deverão ser implementados nos próximos meses dentro do governo Lula, contemplando nosso Estado e em especial Rondonópolis.
Um dos investimentos destinados pelo governo Lula é o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê para o nosso Estado investimentos de R$ 60,6 bilhões em obras para melhorar a vida da população mato-grossense.
Até agora já foram aplicados R$ 247 milhões de recursos financeiros para Mato Grosso, entre ações do Ministério da Agricultura e Pecuária e emendas parlamentares.