A Câmara Municipal de Rondonópolis por intermédio da Escola do Legislativo(PL) e do Parlamento Mirim, foi procurada pela Diretoria Regional de Educação de Rondonópolis (DRE), com o propósito de resolver um problema que atinge milhares de famílias no município.
Acontece que, segundo a representante da DRE, Ester Landvoigt, atualmente, Rondonópolis tem cerca de cinco mil alunos da Rede Estadual de Ensino, fora da sala de aula.
Ainda segundo a Diretoria, parte desses alunos se refere aos matriculados, porém, com um grande número de faltas e o outro montante é relacionado àqueles que não fizeram o recadastramento (rematrícula) e portanto perderam a vaga.
Ester disse que procurou ajuda da Câmara, pois o sistema de educação já tentou de diversas maneiras trazer os alunos de volta para a sala de aula, mas não foi possível.
De acordo com a vereadora Marildes, que também é educadora, já havia levantado essa situação no município referente à Rede Estadual e percebeu que são várias nuances que envolvem a questão; desde a falta de interesse do aluno em participar das aulas, passando pela deficiência da estrutura familiar, falta de incentivo do Poder Público no que diz respeito ao transporte, até as questões de logística, pois muitos alunos têm suas residências muito distantes das escolas onde foram matriculados. Alguns bairros não têm linha de ônibus, e em outros, o transporte passa em horários inadequados.
A Câmara Municipal deve analisar também a questão do “Passe Estudantil”, hoje tem a exigência de que o pai do aluno abra e reconheça firma em cartório, para que o filho possa ter acesso ao benefício e muitos não têm o recurso financeiro necessário. A ideia é facilitar essa situação para os pais de família.
Na tarde desta terça-feira (22), quando todos se reuniram na Câmara, vereadores mirins, Escola do Legislativo (EL), vereadora Marildes Ferreira (PSB), 1ª Secretária da Câmara e presidente da EL, além dos representantes da Diretoria Regional de Educação (DRE) e do presidente da Câmara, Júnior Mendonça (PT), ficou definido que o Legislativo, através do Parlamento Mirim e sob a coordenação da EL vai iniciar um trabalho intenso de “Busca Ativa”, junto à esses jovens que estão fora da escola.
A proposta de Júnior Mendonça é envolver todos os segmentos da sociedade para somar forças junto à Câmara Municipal de Rondonópolis que vai disponibilizar desde servidores, departamentos, Ônibus do Legislativo e instrumentalizar as equipes para que o objetivo seja atingido.
“Não podemos permitir que esses jovens permaneçam fora da sala de aula. Precisamos resgatá-los o mais rápido possível, pois entendemos que a educação é a base para formação do cidadão de bem”, Júnior Mendonça.