Entre as ações realizadas no mês do Meio Ambiente, se destaca o projeto “Sustentável por Natureza”, promovido desde 2010, em escolas de Cuiabá e Várzea Grande. Como explica a diretora executiva da empresa, Ulana Maria Bruehmueller. “Buscamos nos envolver em várias frentes, como palestras orientativas, atividades recreativas como gincanas sensibilizando a comunidade escolar, pais, professores e alunos, gerando engajamento para práticas de coleta e separação de recicláveis nas escolas, residências e comunidade ao redor da fábrica”, enumera.
Para a participação no projeto, as escolas receberam um kit de coletores de resíduos, onde no total foram distribuídos 105 conjuntos, que são utilizados para a separação adequada dos materiais recicláveis (papel, metal, vidro, plástico, orgânico).
Ainda dentro do período de atuação do “Sustentável por natureza”, a Refrigerantes Marajá também promoveu a instalação de PEVS (ponto de entrega voluntário), para o descarte de garrafas pets em parques das cidades de Várzea Grande e Cuiabá, tendo como apoiadoras as secretarias municipais de Meio Ambiente.
Também durante o mês de junho, a empresa realizou a campanha “Junte e Troque”, que integra o calendário anual de ações, desta forma incentivando a arrecadação voluntária de garrafas PET e assim promovendo a conscientização sobre a importância da reciclagem e conservação do Meio Ambiente. Onde a cada 15 garrafas PET, de qualquer tamanho em um dos pontos de coleta designados, o participante trocava por um refrigerante de 2 litros de guaraná edição comemorativa de 60 anos da Marajá. Em 2023, a campanha arrecadou mais de uma tonelada e meia de garrafas pets, sendo este material destinado à reciclagem.
A Refrigerantes Marajá em forma de apoio ao Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Rondonópolis participou de uma extensa programação voltada a causa e a educação ambiental, como a 3ª edição da Gincana “Amigos do Meio Ambiente”, que contou com 27 escolas e cerca de 4.800 alunos dos 1ª ao 5ª ano do ensino fundamental, e atualmente já passou de 25 mil quilos de recicláveis recolhidos e destinados para a Cooperativa Nova Esperança, onde o valor arrecadado será revertido para as famílias dos cooperados. Também durante o mês de junho, foram realizadas também palestras de educação ambiental e sustentabilidade, teatro de fantoches, plantio e doação de 600 mudas frutíferas e nativas, além de exposição de trabalhos artesanais com recicláveis.