A Comissão de Sementes e Mudas do Estado de Mato Grosso (CSM/MT) promove em Cuiabá, entre os dias 25 e 27 de julho, um treinamento para responsáveis técnicos (RT) em sementes, e tem como objetivos capacitar e atualizar estes profissionais sobre a Legislação Brasileira de Sementes e Mudas, que estabelece as normas para a produção, a certificação, a responsabilidade técnica, o beneficiamento, a reembalagem, o armazenamento, a amostragem, a análise, a comercialização e a utilização de sementes.
Segundo a presidente da CSM-MT, Tanismare de Almeida, a capacitação é aberta a todos os envolvidos na cadeia produtiva de sementes, onde contemplará os processos contidos nesta produção. “Todos do setor podem participar, sendo desejável que tenha um conhecimento mínimo sobre o assunto, mas o público-alvo são os responsáveis técnicos em sementes que atuam no campo”, disse.
As palestras da programação distribuídas nos três dias de treinamento abordarão temas como: As responsabilidades do RT perante a Legislação de sementes; Vistorias de campo de sementes e emissão dos Laudos de Vistorias; Qualidade de Sementes; Beneficiamentos de sementes; Tratamento de sementes; O uso das informações do laboratório de sementes nas tomadas de decisões; Função do RT na gestão de pessoas e dos processos.
A capacitação será na sede do Sistema Federação das Indústrias no Estado do Mato Grosso (FIEMT), na avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4193. As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://www.sympla.com.br/treinamento-para-responsaveis-tecnicos-em-sementes—csm-mt__1991477 .
O evento tem a co-realização da Fundação Pró-Sementes e o apoio da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT), da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) e da Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (APROFIR MT).
A CSM-MT – A Comissão de Sementes e Mudas do Estado de Mato Grosso (CSM/MT) tem origem na década de 1970, e tem a função consultiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), onde as demandas e propostas de mudanças de legislação do setor de sementes e mudas devem ser encaminhadas. Atualmente é constituída por um colegiado de 14 entidades que discutem e propõem normas e padrões que são encaminhados para o Mapa para a apreciação. São elas: Embrapa, Mapa, Unemat, IMA MT, UFMT, Indea MT, Empaer MT, Conab, APROSOJA, APROSMAT, Univag, Fundação Pró-Semente, Sedec MT e APROFIR MT.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 25 de julho
13h30-13h50 – Abertura do treinamento
13h50-15h30 – As Responsabilidades do RT Perante a Legislação de Sementes – Dr. Jonas Farias Pinto
15h30-16h – Intervalo-Coffee Break
16h-18h – As Responsabilidades do RT Perante a Legislação de Sementes – Dr. Jonas Farias Pinto
Dia 26 de Julho
08h -10h – Qualidade de Sementes – Prof. Dr. Rogerio Coimbra-UFMT
10h -10h30 – Intervalo-Coffee Break
10h30-12h30 – Beneficiamento de Sementes – Dr. Jonas Farias Pinto
12h30-14h – Intervalo-Almoço
14h-15h30 – Vistorias de Campo de Sementes e Emissão dos Laudos de Vistorias – Dra. Cristiane Deuner
15h30-16h – Intervalo-Coffee Break
16h-18h – Tratamento de Sementes – Prof. Dr. Rogério Coimbra-UFMT
18h – 21h – Coquetel
Dia 27 de julho
08h-08h30 – O Uso Das Informações do Laboratório de Sementes nas Tomadas de Decisões – Dra. Elusa Pinheiro Claros (LAS Indea), José Silvino Moreira Filho (MAPA), Edson Ramos (INDEA MT) e a Dra. Daniela Brandstetter Rodrigues (LAS APROSMAT).
10h-10h30 – Intervalo-Coffee Break
10h30-11h00 – Painel Laboratório – Representantes INDEA, MAPA, LAS OFICIAL e APROSMAT
11h-12h – Função do RT na Gestão de Pessoas e dos Processos – Eleri Hamer – GOJOB BRASIL
12h – Encerramento.