¿Com entrega da medalha Mérito Tático Policial, a Polícia Militar de Mato Grosso, por meio do Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam), realizou na noite desta terça-feira (27.06) solenidade alusiva aos 22 anos de criação da unidade. Ao todo, foram entregues 60 honrarias para civis e militares na cerimônia que ocorreu no auditório do Sesc Arsenal, em Cuiabá.
Em seu discurso de homenagem, o comandante da Rotam, tenente-coronel Gibson Almeida da Costa Júnior, contou que o primeiro patrulhamento tático em Mato Grosso foi em 1972, com características de policiamento e filosofia semelhante à ROTA de São Paulo à época, e com o passar do tempo as unidades estaduais evoluíram até o surgimento da Rotam, subordinada ao Comando Especializado da Polícia Militar (CPE-MT).
“Ao longo desses anos, a Rotam tem acumulado uma história de sucesso, marcada por inúmeras intervenções bem-sucedidas, detenções de criminosos de alta periculosidade e ações que têm sido decisivas na redução dos índices de criminalidade no estado. O profissionalismo e a dedicação demonstrados por nossos policiais têm gerado um impacto positivo na vida dos cidadãos, proporcionando-lhes maior segurança e confiança no trabalho policial”, declarou o tenente-coronel Gibson.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, destacou o trabalho prestado aos 130 policiais militares efetivos da Rotam e que a cerimônia para entrega de medalha é uma oportunidade para enaltecer publicamente os militares, destacando seu empenho, coragem e bravura.
“É também uma ocasião para expressarmos nosso reconhecimento a suas famílias, que apoiam e compartilham os desafios e sacrifícios de suas jornadas, bem como também é um momento de homenagear a todas as autoridades civis, que contribuem sobremaneira com o sucesso de nossas ações, aos membros do Judiciário, Ministério Público, Assembleia Legislativa que estão conosco combatendo o bom combate”, discursou.
A medalha Mérito Tático Policial foi criada pelo decreto estadual nº 626, em julho de 2016, e é uma forma de homenagear aqueles que tenham contribuído para a evolução e fortalecimento do patrulhamento tático.
Entre os homenageados da noite estão o comandante do Comando Especializado, coronel PM Antônio Gilvando de Souza, sub-chefe do Estado Maior de Goiás, coronel PM Durvalino Câmara dos Santos Júnior, deputado estadual Ondanir Bortolini, desembargadora Serly Marcondes Alves, juiz de Direito Maurício Alexandre Ribeiro, promotor de Justiça e coordenador do Gaeco, Adriano Roberto Alves, entre outros.
Ações sociais e capacitações
Além de ser referência no policiamento ostensivo e tático, a Rotam também promove projetos sociais como Jiu-Jitsu Rotam e Escola de Futebol Grêmio Rotam voltados para crianças e adolescentes, com objetivo de se afastarem da criminalidade e ociosidade, além de conhecerem os valores e princípios da Polícia Militar.
Além disso, a unidade oferece cursos de capacitação e especialização para policiais militares não somente de Mato Grosso, como também de diversos Estados em todo o país. São referências de ensino os cursos de Controle de Distúrbio Civis (Choque), Controle e Submissão, Atendimento Pré-Hospitalar em Combate, entre outras especializações. ¿
Fonte: Governo MT – MT