Home Destaque Repórter da Folha de S. Paulo e secretária de Assistência Social de...


Repórter da Folha de S. Paulo e secretária de Assistência Social de MT participam de live sobre inclusão e acessibilidade

| Por
Levantamento da Seplag aponta que Estado de Mato Grosso conta atualmente com 1.364 servidores ativos com deficiência Crédito - Cristiano Emanuel/Seplag-MT

Na próxima quarta-feira (28.06), a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) promove mais uma edição do #GentInova. O evento faz parte das iniciativas promovidas pelo Laboratório Central de Inovação em Práticas Públicas (LabSin), idealizado pelo Sistema de Inovação em Práticas Públicas do Estado de Mato Grosso (Sinova-MT). A live será transmitida pelo YouTube da secretaria, a partir das 9h.

Nesta edição, o tema abordado será a inclusão e acessibilidade no serviço público. A live intitulada “Empoderamento em ação: A Inclusão da Pessoa Com Deficiência no Serviço Público” será dividida em duas partes. A primeira contará com a participação do repórter e colunista da Folha de São Paulo, Jairo Marques, e da secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Grasi Bugalho.

Segundo levantamento da Coordenadoria de Monitoramento de Pessoal da Seplag, o Estado de Mato Grosso conta atualmente com 1.364 servidores ativos com deficiência. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) possui o maior número, com 546 servidores, seguida da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) com 129 e 115 servidores, respectivamente.

A gestora Governamental da equipe do Sinova-MT, Flávia Pimenta, destaca que o serviço público deve ser representante de toda a população que serve, incluindo as pessoas com deficiência e por isso ter funcionários com deficiência no serviço público ajuda a garantir que as políticas, programas e serviços sejam desenvolvidos e implementados de forma a atender as necessidades e direitos das pessoas com deficiência.

“Trazer esse tema para o #GentInova é importante porque evidencia a representação positiva de pessoas com deficiência no serviço público e ajuda a quebrar estereótipos, superar preconceitos e promover a inclusão. Acreditamos que essa consciência é fundamental para que o servidor público consiga inovar e transformar a sociedade”, reforça.

Os servidores que participarem da live terão direito à certificação emitida pela Escola de Governo. Para isso, será necessário fazer a inscrição através do link até o dia 27 de junho e preencher a lista de presença que será enviada ao fim da transmissão.

Sobre os convidados

Jairo Marques é uma das vozes mais ativas do meio jornalístico quando o assunto é inclusão de pessoas com deficiência em diversas áreas da vida em sociedade. Ele escreve sobre o tema em seu blog “Assim como você”, na Folha. Durante a live, será realizado o sorteio de dois exemplares de seu livro “Crônicas para um Mundo Mais Diverso”. Nele, Jairo aborda vários aspectos da vida da pessoa com deficiência, do ponto de vista de um indivíduo com paraplegia, mas sem perder o bom humor.

Grasi Bugalho é bacharel em Direito com especialização em áreas como Direito Administrativo; Administração Pública; Direito da Criança e do Adolescente, entre outros. Ela também é professora de várias disciplinas institucionais, dentre elas Direito Administrativo, Direitos Humanos e Gestão Pública. Está à frente da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), pasta que tem o intuito promover mecanismos que favoreçam a proteção social buscando assegurar os direitos sociais e humanos das pessoas em situação de vulnerabilidade social a fim de reduzir as desigualdades e promover a inclusão social através da efetivação das políticas de assistência social, direitos humanos e sociais. Entre as ações da pasta está o SER Família, programa idealizado pela primeira-dama, Virginia Mendes.

Já na segunda parte da live ocorrerá uma oficina sobre inclusão e acessibilidade com integrantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A oficina será ministrada pela integrante do grupo de trabalho sobre Acessibilidade do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Aline Alves, e pela pesquisadora do Icict/Fiocruz, Sara Lobato. Na oficina o servidor aprenderá como inovar no seu dia a dia para que possa atender melhor a pessoa com deficiência, seja ela colega de trabalho ou usuária do serviço público.

Sobre o #GentInova

Ciclo de encontros online que visa promover a disseminação da cultura de inovação no setor público, o projeto tem como objetivo facilitar a compreensão do servidor sobre o que é intraempreendedorismo e inovação no serviço público e dar visibilidade a servidores e projetos inovadores. A cada encontro, o #GentInova traz um convidado para compartilhar suas experiências, projetos e conhecimento sobre o tema.

Fonte: Governo MT – MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here