Com apoio da Prefeitura Municipal de Araguaiana, por meio da Secretaria de Assistência Social, a ação pretende popularizar o conhecimento científico presente no cotidiano. Além dos estudantes das redes municipal e estadual, as instalações também estarão de portas abertas para toda população.
Os estudantes serão convidados a participar e acessar diversas experiências com microscópios, espelhos côncavos e convexos, câmaras escuras e o modelo de olho, vórtex e globos de plasma. Os alunos terão ainda a possibilidade de presenciar experimentos de ilusões de óptica, anamorfose, além de um gerador Van de Graaff – que produz energia eletrostática e deixa os cabelos arrepiados.
Já no dia 23 de junho, as instalações estarão abertas para toda a população interessada em conhecer o projeto, mobilizado pelo Governo de Mato Grosso e realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci). O Circuito Itinerante conta ainda com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).
Segundo a secretária de Assistência Social de Araguaiana, Géssica Kamilla Vieira Luz, a chegada da carreta proporciona uma experiência única para os estudantes. Para Géssica, ações como essa reforçam o compromisso da Seciteci com o desenvolvimento dos municípios.
“A idealização da vinda da carreta foi de trazer muito conhecimento e aprendizado para toda população e em especial aos alunos do município. Isso só reforça o compromisso da Seciteci com os municípios de todo o estado. Fico feliz com essa parceria e agradeço ao secretário, que atendeu nosso pedido prontamente mesmo”, afirmou a secretária.
Na última semana, o circuito passou pelo município de Juína (746 km de Cuiabá), levando quatro dias de programação envolvendo o conhecimento científico para mais de 1100 pessoas. Entre janeiro e junho, a carreta circulou por nove municípios de Mato Grosso, resultando em um atendimento de mais de oito mil pessoas. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.
MT Ciências
O MT Ciências é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, realizado pela Seciteci, em convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). As ações itinerantes têm como objetivo levar para os 141 municípios conhecimentos importantes que cercam a ciência e mobilizam o cotidiano das pessoas.
Fonte: Governo MT – MT