Na manhã desta quinta-feira (15), foi assinada no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), em Brasília, a portaria de criação do Polo de Irrigação Sustentável do Médio Norte de Mato Grosso. O novo Polo é composto por 19 cidades da região do Alto Teles Pires, em uma área de 89 mil hectares, e se torna o terceiro criado no estado. O evento contou com a presença do ministro do MIDR, Waldez Góes e do secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira, entre outras autoridades.
A Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (APROFIR MT), representada no evento pelo diretor executivo, Afrânio Migliari. A APROFIR MT também foi responsável pela criação juntamente com MIDR. A assinatura que oficializa o Polo de Irrigação Sustentável do Médio Norte, ocorreu após uma oficina em Sorriso com produtores, gestores e técnicos que definiu a área de abrangência e selecionou uma carteira de projetos para o empreendimento. “Esse ato de oficialização do Polo de Irrigação Sustentável do Médio Norte é fruto do esforço de pessoas engajadas em contribuir da melhor forma, e agora o trabalho é consolidar tudo aquilo que foi debatido e organizado em um cronograma, dentro das metas identificadas e colocá-las em prática”, finalizou.
Além da assinatura da portaria de criação do Polo também foi entregue de forma simbólica de patrulhas agrícolas aos municípios mato-grossenses para dois consórcios que reúnem várias cidades do estado, localizadas nas regiões sul e do Araguaia-Xingu, onde na oportunidade foram representados pelos presidentes dos respectivos consórcios, a prefeita de Jaciara, Andréia Wagner (PSB) e o prefeito de Confresa, Ronio Condão (PP).
As patrulhas agrícolas são compostas por kits com motoniveladora, pá carregadeira, escavadeira, rolo compactador e caminhão basculante e foram adquiridos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), instituição vinculada ao MIDR. No evento, também serão realizadas palestras com irrigantes e especialistas em agricultura irrigada, que apresentarão suas visões em relação à produção irrigada no Brasil.