A primeira Reunião de Análise Estratégica (RAE) da gestão da presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Clarice Claudino da Silva, ocorreu nesta terça-feira (13), com a Administração para avaliar os resultados obtidos no primeiro quadrimestre em relação ao Plano de Diretrizes e Metas estabelecido para o ano de 2023, bem como ao Planejamento Estratégico do Poder Judiciário mato-grossense e aos macrodesafios do planejamento nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino destacou a importância da reunião para o acompanhamento e aprimoramento do desempenho institucional. “O Plano de Diretrizes da gestão está pautado na cultura da pacificação social, buscando semear a paz e fortalecer a justiça, tema cada vez mais relevante e difundido pelo CNJ e pelo nosso tribunal, portanto, nós encerramos o primeiro quadrimestre mantendo o foco na gestão das diretrizes: pacificação social, gestão estratégica de pessoas, gestão por processos e tecnologia da informação”, elencou.
A magistrada também agradeceu a todos pelo empenho e comprometimento na busca pela concretização dos projetos da gestão. “Gostaria de aproveitar a oportunidade com a presença de todos para agradecer amorosamente de todo meu coração o quanto têm sido receptivas todas as equipes, a Corregedoria-Geral e todas as suas equipes, seus segmentos e departamentos internos, a Vice-Presidência. Então é um momento realmente de entrelaçar essas nossas boas energias e, principalmente, com sentimento de gratidão porque essa reciprocidade e receptividade das ideias tem sido algo que alimenta a alma, me fortalece e me dá alegria de estar à frente dessa gestão”, enfatizou a presidente.
A vice-presidente do TJMT, desembargadora Maria Erotides Kneip, elogiou o dinamismo da Presidência e da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) e ressaltou a necessidade do alinhamento entre todos para chegar aos 150 anos do Tribunal cada vez melhor. “Temos trabalhado principalmente neste ano e no começo do ano que vem, quando estamos nos preparando para a maior festa que o Tribunal de Justiça já participou, que é a festa dos seus 150 anos. Nós precisamos ser um tribunal cada dia melhor”, disse.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva, agradeceu a toda sua equipe e à presidente Clarice Claudino pelo “apoio irrestrito” aos projetos de competência da CGJ e frisou que o foco do trabalho são os jurisdicionados. “Temos alcançado resultados positivos graças ao desempenho de todos os magistrados, servidores do primeiro grau, todos da Corregedoria e presidentes das comissões, que muito têm auxiliado a Corregedoria. Sempre temos reuniões para buscar a efetiva prestação jurisdicional e a satisfação dos nossos clientes de ponta, que são os jurisdicionados. Estou de mãos dadas com a presidente e a vice-presidente para que possamos dar o melhor da Corregedoria para a sociedade”, asseverou.
A Reunião de Análise Estratégica contou ainda com a participação da equipe técnica da Coordenadoria de Planejamento (Coplan), que apresentou a análise do contexto interno e externo e seus impactos na estratégia da instituição. Dentre os fatores externos estão a economia mundial afetada pela pandemia e pela guerra na Ucrânia, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), a desaceleração da inflação e arcabouço fiscal. Já internamente, foram abordadas as diretrizes estabelecidas no Plano Estratégico para o fortalecimento da governança do Judiciário mato-grossense, tendo em vista que isso impacta também o posicionamento do TJMT no Prêmio CNJ de Qualidade. Atualmente, o Tribunal é detentor do selo Ouro e tem como objetivo conquistar o selo Diamante de qualidade.
Também foram apresentados os indicadores estatísticos, como taxa de congestionamento dos processos, que caiu de 61,2% em dezembro de 2022 para 58,6% em maio deste ano; o Índice de Atendimento à Demanda, bem como os tempos médios de atendimento, verificando-se que houve queda na quantidade de dias de tempo pendente, de 1.248 dias em dezembro de 2022 para 1.195 em maio deste ano. O tempo médio de sentença também caiu de 815 em janeiro para 759 dias em maio.
Em relação à gestão estratégica, o método de gestão por objetivos e resultados –OKR’s foi o destaque por se tratar de uma inovação no Judiciário de Mato Grosso. A metodologia prevê aplicação e mensuração rotineira dos objetivos institucionais, com o objetivo de simplificar os processos e chegar a resultados mais rapidamente. “Temos mensurado praticamente diariamente, em reuniões rápidas de 15 minutos e reuniões semanais. É uma ferramenta muito comum no setor privado, mas que representa uma mudança de cultura no Judiciário de Mato Grosso”, disse o coordenador de Planejamento, Afonso Maciel.
A desembargadora Clarice Claudino encerrou a reunião agradecendo a presença de todos os desembargadores e servidores, reforçando o pedido para que todos se mantenham engajados e colocando-se à disposição. “As portas estão sempre abertas e nossas equipes também para coletar sugestões”, disse presidente.
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Print de tela que mostra os participantes da reunião estratégica em videoconferência.
Celly Silva
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br