O secretário adjunto de Estado de Desenvolvimento Regional, Celso Banazeski, participou nesta quarta-feira (07.06), no Parque de Exposição do Sindicato Rural de Colíder, da solenidade de abertura da 2ª edição do Show Rural, um dos maiores eventos do agronegócio do Norte de Mato Grosso. O objetivo é fomentar conhecimento, novas tecnologias, técnicas de produção e soluções para os desafios encontrados nas propriedades rurais. A expectativa é realizar até sábado (10) cerca de R$ 200 milhões em negócios.
Banazeski destaca que o evento cria um ambiente favorável para a implantação de novas empresas em Colíder e região. “Aqui, não estão somente empresas locais. Temos aqui empreendedores de outros municípios e estados expondo seus produtos e serviços. E o Governo do Estado está presente para incentivar a iniciativa do Sindicato Rural e por acreditar que esse é um ambiente de negócios que traz resultados eficientes para as pessoas, com mais oportunidades, emprego e renda, resultando em qualidade de vida para todos”, pontua.
Ex-prefeito de Colíder por dois mandatos, Celso Banazeski diz que sua passagem pelo governo municipal deixou muitas sementes plantadas que resultaram em histórias de sucesso. “E agora, no Governo do Estado desde 2019, estou numa missão muito maior, que é promover o desenvolvimento regional e levar as oportunidades de negócios para todos os municípios, inclusive Colíder. Isso faz com que o Estado se desenvolva como um todo. E é isso que nós precisamos”, ressalta.
INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA
Em seu discurso, o secretário adjunto de Estado de Desenvolvimento Regional pontuou para empresários e produtores rurais os investimentos que a gestão do governador Mauro Mendes realiza para garantir o fortalecimento da infraestrutura, da logística e da segurança pública. Segundo ele, hoje, Mato Grosso é um Estado que figura entre os melhores do Brasil, mais eficiente na entrega de políticas públicas para o cidadão e que capaz de devolver à sociedade tudo aquilo que o contribuinte paga na forma de impostos.
“O nosso desafio é a busca incansável pela eficiência. É trabalhando desta forma que a BR-163 está recebendo um investimento que representa mais de 20% da receita estadual. Temos em andamento a construção da Ferrovia da Integração Estadual, entre Rondonópolis e Lucas do Rio Verde. Mauro Mendes também está articulando a liberação da Ferrogrão, uma obra importante que ligará Sinop ao Porto de Miritituba, no Pará, barateando o frete e facilitando a exportação da nossa produção para mais de 100 países”, ressalta Banazeski.
Celso Banzeski destacou o avanço do agro e do setor industrial de Mato Grosso, cujo crescimento ficou acima de 20% em 2022. “Tudo isso é resultado de programas de incentivos implementados pela atual gestão estadual, como Proder, Prodeic, Proalmat, o fundo de aval MT Garante, Susaf e Produtos da Terra. Quando se tem planejamento e organização, o Estado se desenvolve como um todo, e é isso que estamos fazendo. É produzir, agregar e reter”, acrescenta o secretário.