Faleceu neste domingo (16), a recém-nascida A. H. B. H., no Hospital Estadual Santa Casa de Cuiabá, depois de ter paradas cardíacas. A bebê nasceu prematura, na manhã de sexta-feira (14), com uma má-formação congênita que fez o seu intestino ser formado fora da cavidade abdominal. O diagnóstico fez com que os médicos do hospital, em Cáceres, indicassem cirurgia de urgência, assim que ela nascesse. Porém, o local não tem um Centro Cirúrgico Neonatal, o que exigiu a transferência.
“Infelizmente tivemos conhecimento que a bebê faleceu, na tarde de domingo (16/5). Ela foi transferida para Cuiabá na madrugada de sábado (15/4), deixou Cáceres estabilizada, chegou estável na Capital, onde fez uma bateria de exames e teve a cirurgia marcada para esta segunda-feira (17/5). Mas, na tarde de domingo fomos informados que ela teve paradas cardíacas e não resistiu. A família estava cheia de esperanças e hoje é um dia muito, muito difícil para eles. A bebê está sendo trazida para Araputanga, onde será enterrada”, disse a defensora pública Carolina Weitikiewic.
A mãe foi internada quarta-feira (12) no Centro de Obstetrícia do Hospital São Luiz, em Cáceres com perda de líquido amniótico. Ela passou mal 24 horas depois de tomar vacina contra Covid-19.
A transferência da recém-nascida só foi possível por conta do trabalho da Defensoria Pública de Mato Grosso conseguiu que o município de Araputanga e o Estado viabilizassem a transferência e a cirurgia de urgência. No entanto, ela faleceu antes da cirurgia.