A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, recebeu, no final da tarde desta terça-feira (23 de maio), a Bandeira da Festa do Senhor Divino da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. A recepção também foi acompanhada pelo juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça, Túlio Duailibi e o pelo juiz da Primeira Vara Criminal de Cáceres, Elmo Lamoia de Moraes.
A festa do Divino Espírito Santo, cujas origens remontam ao tempo do Brasil Império, é a mais antiga e tradicional festa cultural-religiosa de Cuiabá, com cerca de 194 anos de existência. A festa é realizada todos os anos no período do Tempo Pascal, nos dias que antecedem a solenidade de Pentecostes, a festa litúrgica da Igreja Católica, em que se celebra a vinda do Espírito Santo.
Com gratidão e respeito à tradição cuiabana, a desembargadora Clarice Claudino, ao receber a Bandeira do Senhor Divino reafirmou o compromisso do Poder Judiciário de Mato Grosso em valorizar e preservar a identidade cultural do Estado.
“A passagem pelo Tribunal de Justiça desse símbolo tão sagrado para o povo cuiabano, que é a Festa do Divino Espirito Santo, traz consigo a oportunidade da reflexão, da comunhão e da partilha. E nesse sentido, o Poder Judiciário está de braços estendidos, no sentido de formar mais um importante elo nessa corrente afetuosa de fé e pacificação. A construção de uma sociedade harmônica passa necessariamente pelo exercício do amor ao próximo, da caridade e da compaixão, valores que devem ser incessantemente estimulados no coração e no cotidiano de todos”, expressou a presidente.
Durante a visita os festeiros percorreram as dependências do Poder Judiciário distribuindo os tradicionais pães, que simbolizam o desejo de fartura, amizade e devoção, além das medalhas do Divino Espírito Santo, na figura simbólica da terceira pessoa da Santíssima Trindade.
O cortejo esteve acompanhado pelo padre Adriano de Souza, pela presidente da Bandeira, Neide Calmon Tenuta e por integrantes da banda, que animaram o cortejo.
A visita também foi acompanhada pela coordenadora do Grupo de Oração Imaculado Coração de Maria, a servidora da Corregedoria-Geral da Justiça, Marilene da Silva Nascimento.
Naiara Martins/Fotos: Alair Ribeiro
Núcleo de Comunicação Interna
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
comunicacao.interna@tjmt.jus.br