Na próxima sexta-feira (12 de maio), o “Metaverso aplicado ao Sistema de Justiça” será tema de uma das palestras que integram a programação do II Congresso Internacional da Academia Matogrossense de Direito, intitulado “O Direito e o futuro – Tecnologias Aplicáveis e Alternativas Extrajudiciais para a Solução de Conflitos”. O evento será realizado na quinta e sexta-feira (11 e 12 de maio), na sede da Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam).
Às 14h30, a juíza Graziele Cabral Braga de Lima, da Vara do Trabalho de Colíder, e o pesquisador de Direito, inovação e novas tecnologias Bernardo de Azevedo e Souza vão falar sobre a experiência deles com o metaverso e no que ele pode ajudar nos diversos setores e ramos do cotidiano, inclusive para o Poder Judiciário. A magistrada vai contar um pouco do trabalho desenvolvido na vara trabalhista de Colíder – a primeira vara judicial a ser implantada no metaverso – e as perspectivas para o futuro, com as vantagens e benefícios da ferramenta.
Segundo Graziele, o trabalho desenvolvido no metaverso pela Vara de Trabalho de Colíder ainda é pedagógico, sem a realização de atos processuais. A breve experiência com o ambiente virtual imersivo já tem resultado em frutos, com a realização de muitas palestras e visitas de acadêmicos. “Várias faculdades de inúmeros Estados do Brasil já participaram e muitas estão inscritas para novas visitas”, assinalou.
A magistrada explica que a Vara do Trabalho teve seu ambiente físico reproduzido no ambiente virtual, com intuito de permitir a visitação do público de forma imersiva, bem como a realização de palestras no ambiente e aulas de prática jurídica para ambientação do aluno do curso de direito em uma sala de audiências, além da realização de audiências simuladas, com finalidade pedagógica.
Inscrições – O congresso internacional é aberto ao público em geral, mediante a doação de dois quilos de alimentos não-perecíveis, que serão destinados a instituições de ajuda humanitária. Os alimentos devem ser entregues no local do evento.
O público-alvo do congresso consiste em membros e agentes do Sistema de Justiça, como magistrados, promotores de justiça, defensores públicos, advogados, delegados de Polícia, dentre outros estudiosos interessados nos temas circunscritos ao evento, como alunos de graduação e pós-graduação.
Leia matéria já publicada sobre o assunto:
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição das imagens. Imagem 1: Peça publicitária colorida. Robô segura a balança da Justiça, em formato virtual, na mão direita. Texto: II Congresso Internacional da Academia Matogrossense de Direito. O Direito e o Futuro. 11 e 12 de maio/2023. Tecnologias Aplicáveis e Alternativas Extrajudiciais para a Solução de Conflitos. Local: Amam – Cuiabá/MT. No rodapé, logos dos realizadores, parceiros e patrocinadores. Imagem 2: Fotografia colorida da juíza Graziele. Ela é uma mulher de pele e olhos claros, e cabelos loiros. Está sorrindo. Veste um blusa branca de renda e calça preta.
Lígia Saito
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)