Depois de uma reunião provocada pela Câmara de vereadores de Rondonópolis com o prefeito José Carlos do Pátio, ocorrida na manhã da última quarta-feira (03), para discutir o bloqueio do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), vinculado ao Instituto de Previdência do município (Impro), o chefe do executivo local encaminhou uma equipe ao Distrito Federal para alinhar a situação junto ao Ministério da Previdência Social.
As primeiras informações que chegam dão conta de que a reunião teve progresso e que os documentos solicitados pela equipe do Ministério já foram enviados pelo poder executivo de Rondonópolis.
Portanto, a previsão, de acordo com o que ficou alinhado, é de que o desbloqueio deva acontecer na próxima semana tornando Rondonópolis, mais uma vez, apta a receber os recursos federais.
Vale destacar que, a emissão do CRP reflete diretamente na liberação de recursos federais destinados ao município através de convênios.
A preocupação da Câmara de Vereadores de Rondonópolis era justamente porque os recursos foram travados e isso já estava prejudicando a compra de medicamentos e insumos, pagamentos de funcionários e repasses para as empreiteiras responsáveis por obras públicas na cidade.
Tal situação havia sido levada até o Legislativo de Rondonópolis através do Impro que não conseguia um entendimento com o Poder Executivo Municipal.
“ Nosso papel é exatamente esse, elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo, representar os eleitores e a comunidade, legislar em defesa do bem comum, fiscalizar a aplicação do dinheiro público. E nesse caso específico do CRP, mediar conflitos e buscar a solução para o problema. Percebo que cumprimos com a nossa missão”, pontua confiante Júnior Mendonça, presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis.