O Hospital Santa Casa de Rondonópolis inaugura nesta quinta-feira (27.04), às 9h, na rua Sete de Setembro, a nova UTI pediátrica da instituição. O valor investido nos 10 leitos foi de R$ 1,8 milhão, recurso articulado pelo deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (PSD) junto ao Governo do Estado. A diretora Bianca Talita Franco informa que também serão apresentadas às autoridades e à população as obras em andamento do Hospital Escola e do Hospital Dia.
Com esse acréscimo, a instituição disponibiliza um total de 20 leitos de UTI pediátrica. Na última quarta-feira (19), acompanhado pela diretora Bianca Talita Franco, pelo conselheiro Carley Welter e pela equipe médica da UTI, Nininho conheceu a nova unidade. “A Santa Casa realiza um trabalho maravilhoso, que salva vidas. Quero agradecer ao governador Mauro Mendes e ao secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, por disponibilizar esses recursos para essa UTI pediátrica”, menciona o parlamentar.
Bianca Talita informa que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) ficará responsável pelos custos de manutenção da nova UTI até que seja concluído o credenciamento ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Já estamos buscando essa qualificação junto ao Ministério da Saúde. Assim, a Santa Casa garante que as crianças tenham acesso a tratamentos de qualidade e que os profissionais de saúde tenham condições adequadas de trabalho para prestar um atendimento eficiente”, relata.
MELHORA DOS SERVIÇOS
A diretora do hospital e presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Mato Grosso (Fehosmt) afirma ainda que a nova UTI pediátrica vai suprir a demanda e contribuir para a melhora dos serviços de saúde prestados aos pacientes das regiões Sul e Sudeste do Estado e de todo o Mato Grosso. “Essa nova UTI vai ampliar o atendimento infantil. Graças ao deputado Nininho, ao governador Mauro Mendes, ao secretário Gilberto e à Assembleia Legislativa, estamos aprimorando o nosso trabalho”, comenta Bianca.
Para Nininho, é fundamental que o governo de Mato Grosso continue investindo em estruturas e serviços de saúde que atendam as necessidades específicas das crianças. “Precisamos garantir um atendimento de qualidade para nossos pequenos pacientes. A saúde é um direito básico de todo cidadão, e isso inclui as crianças. As políticas públicas devem priorizar o atendimento de qualidade para toda a nossa população, com equipamentos adequados e profissionais capacitados”, argumenta o deputado.
TRANSFERÊNCIA DIRETA
Em abril, a Santa Casa também recebe da SES o primeiro repasse direto de recursos do Fundo Estadual de Saúde (FEF). O deputado Nininho é autor do projeto de lei que autoriza a transferência direta aos hospitais filantrópicos de Mato Grosso e a contratualização de serviços de saúde pelo Governo do Estado. A lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador Mauro Mendes.
O conselheiro Carley Welter pontua que Nininho cumpre o seu compromisso de cuidar da saúde da população e ampliar os serviços do setor. “A gente quer agradecer ao deputado, em nome do Conselho da Santa Casa, por nos ajudar o tempo todo, pelo seu esforço em conseguir esse valor de R$ 1,8 milhão para a UTI pediátrica e pela lei que ele fez que autoriza o Governo do Estado a fazer o repasse direto de recursos e a contratualizar cirurgias eletivas diretamente com a Santa Casa. Também agradecemos ao governador e a todos os deputados que aprovaram essa lei”, destaca.