Home Destaque Bando de policiais recrutava meninas para extorsão de empresários em MT


Bando de policiais recrutava meninas para extorsão de empresários em MT

| Por

Deflagrada nesta terça-feira (21), a 3ª fase da Renegados, que mirou uma organização criminosa composta, entre outros membros, por policiais civis, apurou que menores de idade eram agenciadas por uma garota de programa e posteriormente os clientes eram extorquidos pelos policiais. Já foram identificados 29 crimes diferentes cometidos pelo grupo.

A Renegados 3, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), e pela Polícia Civil, por intermédio da Corregedoria-Geral da instituição teve como objetivo o cumprimento de mandados de busca e apreensão e prisão preventiva.

Foram presos os investigadores da Polícia Civil Edilson Antônio da Silva, Alan Cantuario Rodrigues, Paulo  da S. Brito, Frederico Eduardo, Domingos Sávio, Kelle Arruda, Samara Nunes, Rogério da Costa Ribeiro, Júlio César de Proença e a ex-estagiária da PJC Natália Regina.

A organização criminosa identificava uma pessoa praticando crime, fazia a abordagem e cobrava valores (concussão) para não levar o caso adiante.

Em casos de apreensão de drogas, por exemplo, eles cobravam valores dos traficantes, mas também roubavam e vendiam os produtos. O mesmo era feito com as armas.

Os principais envolvidos foram condenados na 1ª fase, por integrarem organização criminosa. Novos integrantes e novos fatos foram sendo descobertos na fase 2 e agora na fase 3. Entre os alvos, 3 já firmaram acordo de colaboração premiada.  

Conforme apurado pelo Gazeta Digital, foi descoberto que uma garota de programa, identificada como Samara, agenciava menores de idade. Elas tiravam fotos e repassavam para os investigadores, que extorquiam os clientes.

Por exemplo, os policiais entravam no motel, localizavam o cliente com uma adulta e uma menor de idade e ameaçavam, “ou você paga ou você vai preso”. Quando esta tática não dava certo, a garota de programa adulta levava drogas na bolsa e os policiais extorquiam os clientes da mesma forma.

As 3 fases da Operação Renegados já somam 29 crimes diferentes, todos para obtenção de vantagem para a organização criminosa e sempre com abordagens simuladas. Já foram firmadas 3 colaborações premiadas e um policial foi expulso da Polícia Civil.

Fonte: Folha Max

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here