O deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (PSD) participou na tarde de sábado, dia 18, em Rondonópolis, das comemorações em homenagem aos 34 anos da Associação Nova Aliança e 35 anos da Gleba Rio Vermelho. O evento na Escola Municipal Dersi Almeida contou com a presença do vice-prefeito Aylon Arruda, dos vereadores Marisvaldo e Kalynka, de membros da diretoria, pioneiros da comunidade, autoridades, representantes do Incra e da prefeitura, além de lideranças locais e moradores.
Durante a solenidade, o presidente da Associação Nova Aliança, Nelsivon Silva Gomes, destacou a parceria entre a associação e as instituições públicas, que viabilizou investimentos como a construção de uma ponte de aduela, a reforma da escola, a construção do PSF e consultório odontológico, além de pavimentação asfáltica e obras de drenagem. “Foi uma alegria ver o resultado desses esforços conjuntos na melhoria da qualidade de vida da população local”, comenta Nininho.
Também foi destacada a pavimentação asfáltica da MT-471, conhecida como Rodovia do Peixe, já em andamento. “Essa obra é muito importante para a região e tem sido muito aguardada pelos moradores da Gleba Rio Vermelho. Agradeço ao governador Mauro Mendes, ao secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Marcelo de Oliveira, e ao secretário adjunto Nilton de Brito por atenderem essa demanda”, pontua o deputado.
Nininho também enalteceu a atuação e o empenho de Nelsivon Silva Gomes e todos os membros da diretoria da Nova Aliança e destacou a importância do trabalho conjunto entre a sociedade e as instituições públicas na promoção do desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população. “É gratificante ver que estamos no caminho certo e que, juntos, podemos construir um futuro melhor para todos”, disse.
O deputado foi homenageado pela diretoria da entidade juntamente com outros pioneiros da associação e autoridades presentes no evento. “Fiquei muito grato com a homenagem. Obrigado!”, agradece Nininho.
DEDICAÇÃO E TRABALHO
A história da Gleba Rio Vermelho começou em 22 de março de 1988, quando foi criada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Na época, a região era pouco explorada e tinha pouco a oferecer, mas as famílias pioneiras acreditavam no potencial da terra e estavam dispostas a se esforçar para cultivá-la e conseguiram transformar a Gleba Rio Vermelho em uma comunidade próspera e acolhedora. Hoje, a região é conhecida pela produção de leite e hortifrutigranjeiros e conta com uma infraestrutura básica de qualidade, como escola, postos de saúde e boas estradas.
A Associação Nova Aliança Gleba Rio Vermelho, por sua vez, foi fundada em 14 de março de 1989 com o objetivo de fortalecer a comunidade da Gleba Rio Vermelho e melhorar as condições de vida dos seus moradores. A entidade realiza diversas atividades, como a organização de eventos culturais e esportivos, a promoção de cursos de capacitação, articulação de investimentos em infraestruturas e a defesa dos direitos dos agricultores.
Nininho lembra das pessoas que geriram a entidade: o primeiro presidente Eronildes José da Silva, o saudoso vice-presidente Enéas Moreira Gomes, além deles, Luiz Moraes Mendes, José Rodrigues da Silva, João Valdanha e do saudoso José Carlos Silva. “A Associação Nova Aliança tem uma história marcada pela dedicação e pelo trabalho incansável de seus fundadores. Esses homens e mulheres, movidos pela vontade de construir um lugar melhor para si e suas famílias, enfrentaram desafios e superaram obstáculos para transformar a região em que vivem”, menciona o deputado.
Graças ao empenho da diretoria da Associação Nova Aliança e das famílias da Gleba Rio Vermelho, a região se tornou um exemplo de desenvolvimento sustentável e de respeito à natureza. “Essas pessoas enfrentaram muitos desafios ao longo do caminho, mas nunca desistiram de seus sonhos e continuaram lutando pelo bem-estar de suas famílias e de toda a comunidade. Seus esforços e dedicação são um exemplo de perseverança e determinação, e devem ser valorizados e lembrados como um legado para as próximas gerações”, pondera Nininho.