Justiça determinou a soltura do ex-vereador Adauto Inácio de Andrade, 76, preso na manhã de sábado (11) após arrastar uma cadela por um fio enquanto pilotava seu carro na cidade de Jaciara (144 km ao sul de Cuiabá).
Conforme noticiado pela reportagem, a cena da cadela sendo arrastada pelas ruas enquanto o idoso segurava o fio pela janela de seu carro foi gravada.
Com a publicação do vídeo, rapidamente a gravação ganhou as redes sociais. Momentos após o flagrante, o homem foi abordado pela polícia e conduzido até a delegacia. Na unidade policial, o idoso foi preso por maus-tratos aos animais e foi aguardou sua audiência de custódia.
No final da noite, magistrado plantonista do Plantão da Comarca de Jaciara determinou a soltura do idoso com medidas cautelares, mas sem pagamento de fiança.
“Oportuno consignar que com o advento das medidas cautelares diversas da prisão, a decretação da prisão preventiva, que já era excepcional, passou a ser também subsidiária, ou seja, apenas cabível quando não possível substituir a prisão por uma das medidas cautelares expressamente previstas no artigo 319 do Código de Processo penal”, aponta trecho da decisão.
Ainda de acordo com a decisão, dentre as medidas cautelares diversas que deverão ser cumpridas, o idoso deverá manter comportamento social adequado e não poderá cometer novas infrações penais.
Fonte: Folha Max