Home Destaque ONG e Prefeitura repudiam ex-vereador por agredir cachorra, que ganha novo lar


ONG e Prefeitura repudiam ex-vereador por agredir cachorra, que ganha novo lar

| Por

A cadela “Branquinha”, que foi arrastada pela rua por uma corda amarrada no carro, pelo ex-vereador por Jaciara (144 km de Cuiabá), Adauto Inácio de Andrade, de 76 anos, foi entregue a Associação Amor e Proteção de Animais Desamparados (AAPAD), para que receba os primeiros cuidados, neste sábado (11).

O superintendente de Meio Ambiente de Jaciara, Stallone Moura, gravou um vídeo enquanto fazia a entrega do animal.

“Estamos aqui de frente a delegacia de Jaciara. Essa é a Branquinha, a cachorra que apareceu sendo arrastada no vídeo. Todas as providências estão sendo tomadas pela Polícia Civil e Polícia Militar. Estamos aqui junto com a Associação de Proteção de Animais e para fazer a entrega desse animal, para que a associação possa fazer os primeiros cuidados e levá-la a um veterinário”, disse.

Em nota, a Prefeitura de Jaciara informou que repudia toda e qualquer prática de violência contra animais e torna público seu repúdio contra o ato criminoso ocorrido na cidade. 

“A Polícia Militar foi acionada e o caso encaminhado à Polícia Judiciária Civil (PJC). O responsável pelo crime se encontra detido. Vale ressaltar que, a pena por esse tipo de crime vai desde multa de um a 40 salários mínimos por animal, até a prisão em casos extremos. Na esfera penal, o crime é previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda”, diz o comunicado.

O caso

Um vídeo gravado por populares mostra parte da agressão covarde contra o animal que foi amarrado pelo pescoço e arrastado pelo asfalto. A gravação também mostra o ex-vereador sendo repreendido por populares revoltados com a cena de crueldade contra o animal. 

A Polícia Militar foi acionada com a denúncia e recebeu as imagens que foram gravadas por moradores revoltados com a situação. Os policiais localizaram o ex-vereador, ele alegou que sua cachorra teria fugido e que por ela estar no cio teria levado-a para dar uma injeção para evitar prenhez. Ele foi encaminhado para a delegacia para providências.

A Prefeitura de Jaciara emitiu uma nota de repúdio ao ato. “A Prefeitura de Jaciara repudia toda e qualquer prática de violência contra animais e torna público seu repúdio contra o ato criminoso ocorrido na manhã deste sábado”. A nota diz ainda que a pena por esse tipo de crime vai desde multa de um a 40 salários mínimos por animal, até a prisão em casos extremos. “Na esfera penal, o crime é previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda”, diz em trecho.

Manifestantes irão se reunir em frente a delegacia para pedir prisão de idoso que arrastou cadela, o vereador Sargento Vidal (MDB) assim que tomou conhecimento dos maus-tratos sofrido pela cadelinha, entrou em contato com as ONGs do município para saber quais providências foram tomadas a respeito do animal. 

De acordo com informações fornecidas ao parlamentar, a cadela já tem novo tutor e que os protetores e demais defensores irão se reunir em frente a Delegacia de Jaciara, antigo Fórum, para uma manifestação pedindo a punição do agressor de 76 anos.  

O cachorro foi acolhido e fez curativo nas patinhas, agora ela deve ficar sob observação até que a associação encontre um novo lar para o animalzinho. Veja vídeos:

Fonte: Folha Max

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here