“Obediente, carinhoso, brincalhão e generoso” é como Maciel Bruno é descrito pelo pai, Aulo Costa, que vive em Bacabal, a 252 km de São Luís (MA). O filho era dono de um bar e foi uma das vítimas da chacina que tirou a vida dele e de outras seis pessoas, na tarde dessa terça-feira (21) em Sinop, no Mato Grosso.
Maciel Bruno de Andrade Costa tinha 35 anos e era natural de Bacabal, no Maranhão. No entanto, já aos 17 anos decidiu se mudar para o Mato Grosso, onde se especializou em sinuca. Em Sinop, abriu um bar e era elogiado pelo talento no jogo. Nas redes sociais dele há o registro de uma partida em que ele encaçapa uma bola difícil.
Segundo Aulo Costa, Maciel Bruno era seu filho primogênito e muito querido por amigos e pelos irmãos. Inclusive, nos últimos dias havia o planejamento de uma volta ao Maranhão.
“Era muito obediente, carinhoso, brincalhão. Nossa, generoso demais. Construiu sua vida lá, família, e deixou a esposa e dois filhos, uma menina e um menino. Semana passada, por telefone, conversamos e foi muito programado uma possível vinda dele aqui pra Bacabal”, disse.
Aulo Costa é professor efetivo da rede de ensino estadual do Maranhão e já foi secretário de Desportos e Lazer em Bacabal. Ao g1 Maranhão, ele contou ainda que segue sem saber como contar a notícia da morte do filho aos parentes.
“Ao meu filho, de 10 anos de idade, eu ainda não contei por inteiro a morte do irmão. Ele é muito emotivo e estou preparando a notícia aos poucos, falando que ele foi baleado e está internado. Mas hoje pela manhã ainda vou contar pra ele que o irmão dele não resistiu aos ferimentos e morreu”.
O corpo de Maciel Bruno foi sepultado em Sinop, na manhã desta quinta (23).
O crime
Na última terça-feira (21), Edgar Ricardo e Ezequias Souza – autores da chacina – combinaram uma partida apostada contra Getúlio Rodrigues em um bar, cujo Maciel Bruno é proprietário. Nesse dia, Getúlio, que também é maranhense, venceu duas vezes.
Momentos depois de perder a partida e cerca de R$ 4 mil, Edgar e Ezequias resolveram matar Getúlio e outras pessoas que estavam no bar, incluindo Maciel e até uma adolescente, Larissa Frasao de Almeida, de 12 anos, que era filha de Getúlio.
Após o crime, Ezequias foi morto nesta quarta-feira (22) em um confronto com a polícia, enquanto Edgar decidiu se entregar à Polícia Civil.
A dupla usou uma espingarda 12mm e uma pistola 38 para matar as vítimas. A espingarda e a caminhonete usadas na chacina foram apreendidas.
Os dois homens têm passagens pela polícia, sendo Ezequias por porte de arma ilegal, roubo, formação de quadrilha, lesão corporal e ameaça, além de possuir um mandado de prisão em aberto. Já Edgar possui passagem por violência doméstica.
Getúlio e Larissa também eram maranhenses
Pai e filha mortos em chacina
Getúlio Rodrigues Frazão Júnior, de 36 anos, era natural de Centro Novo do Maranhão e morava há três anos no Mato Grosso, onde trabalhava como pedreiro. Já a filha, Larissa Frazão de Almeida, de 12 anos, era da cidade de Governador Nunes Freire e estava desde janeiro deste ano em Sinop , onde ficaria para estudar.
“A Larissa foi lá para onde o pai dela agora em janeiro, que foi quando ela já foi mesmo pra ficar, pra estudar, pra ficar mesmo morando lá com ele. Porque antes ela ia mais a mãe dela passava um tempo lá e depois elas voltavam. Agora elas estavam decididas mesmo a ficar em Sinop”, contou Marli Almeida de Sousa, irmã do maranhense Getúlio Rodrigues e tia de Larissa.
De acordo com os familiares, os corpos de pai e filha devem sair do Mato Grosso para o Maranhão no começo da manhã desta quinta-feira (23). Os corpos vão ser velados e sepultados em Governador Nunes Freire.
Outras duas pessoas, que sobreviveram à chacina, também são maranhenses e foram identificados como Raquel Gomes de Almeida, que era esposa de Getúlio e mãe de Larissa; e o sobrinho dele, Luiz Carlos Souza Barbosa.
Vítimas da chacina
Larissa Frazão de Almeida – 12 anos
Orisberto Pereira Sousa – 38 anos
Adriano Balbinote – 46 anos
Getúlio Rodrigues Frazão Júnior – 36 anos
Josué Ramos Tenório – 48 anos
Maciel Bruno de Andrade Costa – 35 anos
Elizeu Santos da Silva – 47 anos. Este último chegou a ser socorrido com vida, mas morreu no hospital.
Fonte: Folha Max