Dois criminosos, com idades de 36 e 39 anos, foram presos em flagrante pela Polícia Civil, nesta terça-feira (14), em Cuiabá, com mais de 60 cartões de crédito utilizados para aplicação de golpes contra vítimas em agências bancárias. A prisão só foi possível após uma perseguição em alta velocidade por ruas de Várzea Grande e da Capital e até disparos, sendo que um dos bandidos foi baleado em um dos braços.
Os suspeitos foram abordados no bairro Praieirinho, por uma equipe da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos da Capital, após receber informações de que a dupla estava em Cuiabá praticando furtos mediante fraudes, em agências bancárias.
Os investigadores identificaram o veículo usado pelos suspeitos, um Hyundai Creta, e os localizaram próximo à região da Ponte Nova. Eles iniciaram uma perseguição aos criminosos e próximo ao trevo da Sadia, em Várzea Grande, uma equipe tentou fazer a abordagem mas os bandidos, ao avistarem a viatura, não obedeceram a ordem de parada e jogaram o veículo contra contra um dos policiais, que fez disparos contra os pneus do automóvel.
Conforme a PJC, os criminosos continuaram na fuga e retornaram a Cuiabá, indo em direção ao bairro Praieirinho, em alta velocidade e colocando em risco a vida de crianças que estavam saindo da escola. Em uma das ruas do bairro, eles abandonaram o veículo, tentaram fugir a pé e se separaram. As equipes policiais continuaram no encalço da dupla e um deles, de 39 anos, estava armado, quando foi avistado pelos investigadores. De acordo com a PJC, foi necessário atorar para conter o fugitivo, que foi balado no pulso.
Moradores das imediações, posteriormente, informaram aos policiais que avistaram o criminoso jogando a arma de fogo para dentro de uma residência. O comparsa, de 36 anos, também tentou se desfazer de vários objetos pela calçada, mas foi alcançado por um policial e preso. Entre os objetos que ele tentou jogar fora estavam mais de 60 cartões de banco de dezenas de vítimas da dupla criminosa.
Dentro do Creta, os investigadores localizaram mais cartões e diversos objetos adquiridos com o dinheiro dos golpes, como caixa de som, além cinco talonários de cheques e máquinas de cartões. O suspeito ferido foi levado ao hospital para atendimento e está sob custódia. O outro criminoso foi encaminhado para a Derf de Cuiabá, onde foi autuado em flagrante pelo crime de furto mediante fraude.
Fraudes
Em depoimento, o criminoso declarou que todos os cartões apreendidos foram tomados de vítimas durante os furtos. Ele detalhou que para aplicar o crime se ofereciam para ajudar uma pessoa em uma agência bancária e jogavam um papel ao chão, para atrair a atenção das vítimas. Em seguida, eles faziam a troca do cartão da vítima por um falso, semelhante. Na sequência, a vítima tentaria fazer transações com cartão falso, quando então os criminosos aproveitavam para memorizar as senhas e então fazer compras com os cartões verdadeiros.
Em um dos golpes, os criminosos efetuaram uma compra no valor de R$ 13.999 mil em um único ‘cartão presente’ de uma rede de lojas de departamentos. O golpista informou que o valor era usado depois para fazer diversas compras na mesma loja, e que sempre aplicavam essa opção de compras de cartões presentes porque era mais vantajosa antes que a vítima descobrisse a fraude e bloqueasse o cartão de crédito. Sobre os cartões similares aos das vítimas, o criminoso contou que conseguiam com funcionários dos Correios, que desviavam os cartões antes de entregá-los nos endereços das vítimas.
O criminoso contou ainda que a dupla veio de Brasília, na semana passada, em um veículo alugado e se hospedou em um hotel em Várzea Grande. E que nesta terça-feira pretendiam ir embora, depois de aplicar os golpes.
Fonte: Folha Max