Com oito mil habitantes e grande produtor de soja, milho, algodão, suínos e bovinos, o município Ipiranga do Norte ainda carece de investimentos em infraestrutura rodoviária para facilitar o escoamento da produção agropecuária. Em busca da pavimentação asfáltica das rodovias MT-222, MT-491 e MT-484, os vereadores Neto da Farmácia e Fábio Cezar Tavares solicitaram nesta terça-feira (06.02), em Cuiabá, ao deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (PSD) a articulação junto ao Governo do Estado.
Nininho lembra que Ipiranga do Norte faz uma contribuição muito grande para a economia de Mato Grosso. “Por isso, vou trabalhar junto à Sinfra para viabilizar esses projetos. Rodovias pavimentadas trazem progresso, conforto aos condutores e facilitam o escoamento da produção agrícola. E a população de Ipiranga merece esses investimentos. Os vereadores Neto e Cézar podem contar comigo. Vamos conversar com o governador Mauro Mendes e o secretário Marcelo de Oliveira, da Sinfra, para pavimentar essas rodovias”, ressalta o deputado.
DISTÂNCIAS MENORES
A pavimentação da MT-222, de acordo com Fábio Cezar Tavares, vai encurtar o acesso a Sinop em cerca de 80 quilômetros. “Hoje, nós temos que percorrer um trecho de 180 quilômetros passando pela BR-163. Com a pavimentação da 222, essa distância seria reduzida para 100 quilômetros e a população de Ipiranga do Norte teria o acesso facilitado e mais rápido a serviços de saúde e ao aeroporto de Sinop, por exemplo”, explica o vereador.
O projeto de asfaltamento da MT-484 está na fase de licitação na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra). “Essa rodovia sai de Lucas do Rio Verde, passa por Ipiranga do Norte e segue até Itanhangá. Ao longo desse trecho há uma grande produção de boi, porco, soja e milho. É uma rodovia de extrema importância para a região. Estamos apenas aguardando o Governo do Estado colocar para ser licitada”, relata Fábio Cezar.
BENEFÍCIOS
O vereador Neto da Farmácia relata que a malha viária de Ipiranga do Norte é extensa e que a maior parte é de terra. “São muitas estradas e a distância das propriedades rurais até a cidade é longa. Então, a pavimentação é importante, facilita o escoamento de grãos pelos caminhões, melhora o transporte escolar e traz outros benefícios, como o acesso do agricultor lá do campo à cidade para buscar saúde, educação, comércios e lazer”, pontua.