Terminam na quinta-feira (9 de fevereiro) as inscrições para o curso ‘As Interfaces dos Direitos Humanos e a Polícia Militar’, voltado para magistrados(as) e assessores(as) do Poder Judiciário mato-grossense, membros do Ministério Público, bem como profissionais que atuam como agentes de segurança pública em Mato Grosso. A atividade será realizada entre os dias 13 e 17 de fevereiro, das 8h às 12h e será desenvolvida no formato híbrido, com aulas presenciais na sede da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) e virtuais pelo programa Teams.
Durante a capacitação, serão abordados temas como ‘Direitos Humanos na História e Contextualização’; ‘Sistema Internacional de Direitos Humanos’; ‘Direitos Humanos e Segurança Pública no Brasil’; ‘Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos e Segurança Pública em MT’; e ‘As Relações entre as Interfaces dos Direitos Humanos e a Atividade Policial Militar’.
Conheça abaixo os currículos dos palestrantes:
Priscila Aguilar Arruda – Advogada atuante em Direito Médico e da Saúde. Especialista em Direito da Medicina pela Universidade de Coimbra – Portugal. Vice-presidente da Comissão de Saúde da OAB/MT.
Jeison Batista dr Almeida – Doutorando em “Derecho Internacional y Europeo”, pela Universidade de Salamanca, Espanha. Pesquisador visitante na Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM).
Thiago Ribeiro Melo – Servidor da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso desde 2013, ocupando o posto de 1º Tenente. Mestrando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGS/UFMT). Tem interesse em pesquisa nas áreas de Sociologia e Ciências Policiais.
Mariele S. Canabarro Quinteiro – Professora efetiva da Faculdade de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, desde 2006. Doutora pelo Instituto de Ciências Humanas da UnB (2022), no Programa de Pós Graduação em Política Social. Pesquisadora em Direitos Humanos desde 2012.
Victor Hugo Cabelho – Major comandante do Pelotão de Polícia Militar de Força Tática do município de Sorriso/MT. Especialista em Gestão de Segurança Pública pela Academia de Policia Militar Costa Verde – MT. Autor do artigo científico “Vitimização Policial: Estudo das Violências Sofridas por Integrantes da Policia Militar do Estado de Mato Grosso durante o Período de Folga”.
Edson Benedito Rondon Filho – Pós-doutor junto ao Departamento de Letras Modernas do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho (IBILCE/UNESP), na modalidade III (PD-III) (2020). Doutor em Sociologia pelo PPGS/UFRGS, na linha de Violência, Criminalização, Cidadania e Direito com estágio doutoral junto ao Centre de Recherche Sociologique sur le Droit et les Institutions Pénales (CESDIP) / França (2013).
Emirella Perpétua Souza Martins – Tenente Coronel da PMMT, Ativista feminina, coordenadora de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, função pela qual também coordena o Programa de Policiamento Patrulha Maria da Penha e o Programa APOIO, este último destinado aos policiais militares em situação de violência doméstica e familiar. É mestranda em Violencia Doméstica y de Género pelo Instituto Europeo Campus Stellae.
Valerio Mazzuoli – Advogado e Consultor Jurídico. Pós-doutor em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade Clássica de Lisboa. Professor do Mestrado em Proteção dos Direitos Fundamentais da Universidade de Itaúna – UIT. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Direito Internacional (SBDI) e da Associação Brasileira de Constitucionalistas Democratas (ABCD).
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Peça publicitária horizontal e colorida. Imagem de balança sobre pilha de livros, ao lado de lupa. Texto: Programa de Capacitação em Direitos Humanos – As Interfaces dos Direitos Humanos e a Polícia Militar. 13 a 17/02, das 8h às 12h (horário de Cuiabá). Modalidade híbrida.
Keila Maressa
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)
Telefone: (65) 617-3844
Fonte: Tribunal de Justiça de MT