Familiares e amigos prestaram homenagens, nesta segunda-feira (6), durante o enterro de Diego Kaliniski, de 26 anos, que morreu após ser baleado por um policial militar, em abordagem da PM, em Vera, a 486 km de Cuiabá. Ele foi atingido por três tiros, de acordo com a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Diego era abordado próximo a um bar e resistiu à ordem de prisão da PM.
A abordagem foi filmada por moradores que estavam no local. O vídeo mostra que a polícia não consegue imobilizar o jovem, que chega a pegar o cassetete e agredir um dos PMs. Alegando que não seria preso, ele não se rende e é baleado. (Veja o vídeo abaixo).
Diego foi velado em uma funerária que fica há duas quadras do lugar em que foi morto. O sepultamento ocorreu nesta manhã, no Cemitério Municipal de Vera. Familiares e amigos acompanharam o cortejo emocionados.
Jéssica Vasconcelos, prima de Diego, contou que o jovem sempre foi amoroso e protetor e, em meio à lagrimas, disse que “está sendo muito difícil se despedir dele”. “Diego nunca estava triste, ele colocava as pessoa para cima, dava apoio a todos. Mesmo longe, sempre mantinha contato com a gente, por meio de mensagens amorosas”, relatou.
A família de Diego acusou a polícia de despreparo na morte do jovem. “A polícia tinha meios não letais para imobilizar. Eles escolheram assassinar meu primo”, disse Jéssica.
Policiais afastados
Os policiais militares envolvidos na abordagem foram afastados dos cargos. Em nota, a Polícia Militar informou o afastamento dos agentes e disse que uma investigação também foi aberta para apurar o caso.
O Governo do Estado também se posicionou e enfatizou que não compactua com nenhum tipo de violência ou abuso de autoridade.
VEJA O CORTEJO:
Fonte: Folha Max