O juiz Antônio Veloso Peleja Júnior foi designado para a função de juiz coordenador das atividades pedagógicas da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT). Ele vai auxiliar a diretora-geral da escola, desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, e o vice-diretor-geral, desembargador Márcio Vidal. A nomeação para o cargo está expressa na Portaria n. 2/2023.
Conforme a magistrada, a designação do juiz levou em consideração a importância de atualizar e aperfeiçoar a capacitação dos magistrados com base em metodologias e cursos oferecidos pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), assim como a necessidade de análise pedagógica nos ambientes internos e externos e diagnósticos de resultados das atividades da Esmagis-MT em curto, médio e longo prazo. A medida visa ainda possibilitar maior controle, gestão e implementação das atividades pedagógicas da Escola.
“A Esmagis-MT cresceu muito. É uma escola de governo que pode certificar cursos e que está em vias de ser legitimada pela Capes para certificar programas de pós-graduação. Então, estamos com muitas atividades pedagógicas, muitos estudos e pesquisas. É preciso ter um professor ou um administrador pedagógico que seja mestre, doutor, para estar à frente da escola. Senti a necessidade dessa pessoa e por isso eu nomeei o doutor Antônio Peleja, que vai coordenar todas as atividades pedagógicas da escola”, destacou a desembargadora Helena Maria.
De acordo com a diretora, o magistrado possui todos os requisitos necessários para ocupar a função. “Quem melhor que o doutor Antônio Peleja, que é mestre, doutor e professor universitário, da Universidade Federal de Mato Grosso e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro? É a pessoa ideal para estar à frente da escola, principalmente do curso de mestrado e dos muitos MBAs que nesses dois anos iremos desenvolver. Eu parabenizo o doutor Antônio e espero que ele faça um profícuo trabalho.”
O novo coordenador será responsável pelo assessoramento pedagógico e qualificação acadêmica do corpo discente; pela supervisão em atividades de pesquisa, produção científica, pós-graduação, mestrados e doutorados; pelo assessoramento em cursos de formação e capacitação judicial; e pelo assessoramento na celebração de convênios com outras Escolas e demais instituições.
“Agradeço a oportunidade conferida pela desembargadora Helena Maria Bezerra e pelo desembargador Márcio Vidal. É uma honra e, ao mesmo tempo, um desafio a atividade pedagógica conferida, pelo porte da Esmagis-MT, pela responsabilidade de ter um corpo discente altamente qualificado e colegas de escol a ombrear os estudos! Espero fazer jus ao projeto em face do desafio, sustentado pela diretora e pelo vice, para que haja continuidade nos estudos lato e stricto sensu, eventos, seminário e webinários, que possam trazer atualizações e conhecimento verticalizado aos magistrados do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso.”
Lígia Saito
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)
(65) 3617-3844
Fonte: Tribunal de Justiça de MT