Um idoso identificado como Manoel Maria de Moraes, de 60 anos, conhecido como “Neco da Cerâmica”, morreu baleado ao reagir a uma abordagem de policiais miitares nesta segunda-feira (9). Ele estava com duas facas e ameaçando algumas pessoas nas proximidades da rodovia estadual MT-010, em Rosário Oeste (128 km ao Norte de Cuiabá).
Conforme boletim de ocorrência, Manoel estaria andando pela área central da cidade e estaria ameaçando as pessoas com as facas. Os policiais foram até o local, mas não conseguiram localizar o suspeito.
Por volta das 13h, os militares receberam nova informação de que o homem mesmo estava na região ameaçando pessoas. A Polícia Militar foi ao local e encontrou o suspeito extremamente agressivo se preparando para atacar a equipe policial. Os militares realizaram um cerco e deram ordem para o idoso soltar as facas e colocar as mãos na cabeça.
Conforme a versão dos militares, o suspeito ignorou as ordens e tentou atacar os PMs. Um policial tentou realizar um disparo de arma não letal, mas o equipamento teria falhado. Diante disso o militar usou uma pistola e atirou contra o idoso, que foi atingido na mão e no abdmen, caindo logo em seguida com uma das facas na mão. A filha do idoso esteve no local e relatou que o pai vinha agindo de forma agressiva há algumas semanas e já teria ameaçado ela e a irmã.
Uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi acionada e encaminhou o idoso para a unidade de saúde. Ele foi internado mas não resistiu aos ferimentos. A Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cuiabá fez a liberação do corpo de Manoel no Hospital Municipal de Cuiabá na noite desta segunda-feira.
Fonte: Folha Max