Home Destaque Magistratura e Sociedade: Augusto Cury aponta que vivemos em era perniciosa de...


Magistratura e Sociedade: Augusto Cury aponta que vivemos em era perniciosa de mendigos emocionais

| Por
O professor-doutor, psiquiatra e escritor Augusto Jorge Cury é o entrevistado do programa Magistratura e Sociedade no mês de dezembro. O bate-papo com o juiz e professor de Filosofia da Esmagis-MT, Gonçalo Antunes de Barros Neto, pode ser conferido no canal oficial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso no YouTube. Assista à íntegra do programa.
 
Na ocasião, o professor explicou, dentre tantos assuntos, que os “magistrados têm responsabilidades enormes. Isso faz com que gere emoções que batam no teto, que façam com que ele viva o pico da experiência emocional.” Ele apontou que nem sempre essa experiência é positiva.
 
Ainda na entrevista, Cury explicou sobre as ferramentas de gestão da emoção. “A era dos mendigos emocionais é uma era perniciosa onde se precisa de muitos estímulos para sentir migalhas de prazer. Uma pessoa rica, ela faz muito das pequenas coisas. Uma pessoa pobre do ponto de vista psiquiátrico e sociológico precisa de muito para sentir pouco. Muito reconhecimento, às vezes produtos, aplausos, para sentir experiências parcas de prazer, mendigando o pão da alegria.”
 
Formado na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, Cury concluiu doutorado internacional pela Flórida Christian University, em 2013. Na carreira, dedica-se à pesquisa sobre as dinâmicas da emoção. É autor da teoria da inteligência multifocal, hoje adotada pela universidade de São Paulo.
 
Como escritor, seus livros foram publicados em cerca de 70 países, com 25 milhões de livros vendidos somente no brasil. Recebeu o prêmio de melhor ficção, no ano de 2009, da Academia Chinesa de Literatura, pelo livro O Vendedor de Sonhos, que foi adaptado para o cinema em 2016.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Peça Publicitária colorida com foto de homem vestido de preto. Texto: Magistratura e Sociedade – Convidado Augusto Cury – assista agora! 16º edição. Assina a peça o logo do Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here