Home Destaque Habitação começa processo de assinatura de contratos do Residencial Celina Bezerra


Habitação começa processo de assinatura de contratos do Residencial Celina Bezerra

| Por

Desde cedo, centenas de pessoas lotaram as dependências da quadra esportiva da Escola Municipal Celson de Carvalho no Residencial Alfredo de Castro, atendendo a convocação da Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo, para a assinatura dos contratos de financiamento habitacional que lhes darão posse a um dos 1.440 apartamentos do condomínio Residencial Celina Bezerra.

Esse residencial que foi construído com recurso do Governo Federal e contrapartida da Prefeitura, foi iniciado ainda em 2012. De lá para cá, durante alguns anos, houve várias interrupções nas obras. Posteriormente surgiram entraves burocráticos que acabaram atrasando a conclusão, mas finalmente o residencial será entregue aos moradores que esperam há mais de 10 anos pela moradia.

Segundo a secretária de Habitação, Huani Rodrigues, por determinação do Ministério do Desenvolvimento Regional, se faz necessária a conferência da documentação de cada proponente, bem como a respectiva assinatura do contrato, para posteriormente, liberar os imóveis aos moradores que então, poderão tomar posse dos mesmos. 

Nesta quarta e quinta-feira (21e 22) os cerca de 824 moradores sorteados assinam os contratos,  dos condomínios I e II. Na próxima semana será a vez dos moradores do condomínio III. 

No entanto, é importante ressaltar que o projeto total do Residencial Celina Bezerra é de nove (9) condomínios (grupos de apartamentos), mas até o momento, apenas cinco (05), foram edificados. 

Todavia, a secretária ressalva que infelizmente, muitos moradores já sorteados, ainda apresentam alguma pendência a ser suprida, como falta ou restrição de documentos; alguns foram sorteados e não passaram pela vistoria, e então vão precisar procurar mais informações junto às equipes da Secretaria que estarão até sexta-feira (23) na Escola Celson de Carvalho para regularizar a situação e solucionar o impasse, podendo assim então, assinar o contrato.

Quanto aos condomínios 8 e 9 com 1.152 apartamentos, estes já estão sendo edificados; eles estão tendo a sua documentação finalizada pelo cartório de registro que vai encaminhar ao Banco do Brasil para a confecção dos respectivos contratos. 

Quanto aos condomínios 4, 5, 6 e 7, estes que deverão conter os 1.408 apartamentos restantes, para completar os 4 mil imóveis projetados, a Prefeitura vai aguardar a posse do novo governo para tentar viabilizar os recursos necessários e completar o projeto total do Residencial Celina Bezerra.

Além do prefeito José Carlos do Pátio, da secretária de Habitação, e de representantes regionais do Banco do Brasil, a solenidade ainda contou com a presença do atual presidente do Sanear Paulo José, ex-secretário de Habitação que deu início a todo o projeto habitacional idealizado no município, e que já entregou mais de 20 mil moradias e cerca de 18 mil títulos de propriedade (escrituras de graça), nesse que é considerado o maior programa de regularização fundiária do Centro-Oeste brasileiro.

Durante a solenidade o prefeito destacou os altos investimentos da sua gestão na solução do maior problema da cidade que é a falta de moradia. Hoje, segundo ele, ainda constam cerca de 11 mil pessoas cadastradas na habitação aguardando uma casa, apartamento ou mesmo um lote urbanizado.

Pátio espera até o início do próximo ano, assentar cerca de cinco mil famílias, nos apartamentos, e loteamentos urbanizados projetados, reduzindo assim, drasticamente o déficit habitacional local. 

Para os futuros moradores do Residencial Celina Bezerra, Pátio assegurou que eles vão morar em um condomínio onde já vão poder usufruir de escola, creche e até um contra turno, asfalto, rede de esgoto, enfim, toda a infraestrutura necessária.

A primeira pessoa sorteada para assinar o contrato durante a solenidade foi a Tayane Katlen Pereira de Souza Oliveira, 33 anos, casada e moradora atualmente de aluguel na Vila Canaã. Ela aguardava a moradia desde 2013, e se disse muito realizada, satisfeita e feliz por estar realizando o sonho da casa própria.

Como a Tayane, centenas de pessoas estavam muito contentes com a situação, de poder assinar o contrato e  em breve receber a moradia que é o sonho de ter a casa própria. 

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here