A Secretária Municipal de Promoção e Assistência Social, Fabiana Rizati, participou na manhã desta quinta-feira (15) na sede da instituição Casa Assistencial do Bom Samaritano, de uma reunião onde tratou de demandas da entidade, no sentido de ampliar e melhorar a capacidade de atendimento às populações em situação de rua, que buscam a instituição para se alimentarem e se higienizarem diariamente.
Segundo a coordenadora Ângela Maria Resende de Moraes, a Casa Bom Samaritano é assistida pela Instituição RCC – Renovação Carismática Católica, ligada a Igreja Católica e existe há cerca de 30 anos onde de segunda a sábado, atende pessoas carentes em situação de rua, oferecendo alimentos (café da manhã, almoço, lanche e janta), bem como o local para higienização do corpo (banho), e até local para lavar as próprias roupas.
Quanto a reunião, a coordenadora avaliou como positiva e disse que a mesma veio de encontro com os anseios e as necessidades que eles avaliam no dia a dia. “Nós temos o chamado de Deus de servir a comida, de atender quanto a higiene pessoal, dar um pouco de dignidade mais humanizada, onde eles podem se alimentar, tomar um banho, e lavar a sua roupa, o que muitas vezes na rua, eles não conseguem”, explicou.
Ainda conforme Ângela Moraes, a instituição enxerga novos caminhos com mais parcerias, onde poderiam encaminhar as pessoas assistidas e elas poderiam dar novos passos no sentido de melhorar e mudar de vida, e se sentirem úteis e produtivos novamente.
Nessa reunião foi proposta ainda uma maior interação entre os organismos assistenciais, públicos e privados no sentido de unir estas engrenagens, para que as ações sejam mais efetivas e imediatas quanto ao atendimento das demandas das populações em situação de rua. Até porque, conforme foi dito na reunião, “é muito difícil tratar com soluções simples, problemas complexos como os que envolvem as pessoas em situação de rua”.
A secretária Fabiana Rizati, orientou a coordenação da casa a criar um plano de ação e de aplicação financeira dos recursos públicos recebidos (subvenções), até para uma melhor prestação de contas e ainda enumerar em um documento (ofício/plano de ação) as necessidades físicas, materiais e financeiras da instituição, endereçadas à administração pública para que o poder executivo possa avaliar e liberar os recursos necessários.
O vereador Adonias Fernandes (MDB), um dos maiores entusiastas e defensor de políticas e ações sociais envolvendo as causas das pessoas em situação de rua, também participou da reunião, e como já havia feito esta semana quando realizou uma reunião/debate na Câmara Municipal, onde foram apresentadas propostas de alteração no “Orçamento de 2023”, remanejamento de verbas para ampliar as subvenções da Prefeitura, destinadas às entidades assistenciais cadastradas no município.
“Eu estou muito feliz por estar aqui nessa reunião com a assistência social, a saúde, empresários e a coordenação da Casa do Bom Samaritano, onde a gente se propõe a ser parceiro e intermediar as demandas da instituição junto a Prefeitura. E eu vi aqui de forma muito positiva a secretária Fabiana se colocando a disposição para buscar soluções e ampliar as verbas de subvenção entre outras ações. E baseado no que eles (coordenação) apresentarem para o prefeito, nós iremos apoiar incondicionalmente, pois é uma causa nobre, e um tema para ser avaliado por toda a sociedade e eu reforço: todos, precisamos apoiar e abraçá-la”, conclamou o parlamentar.
Fonte: Prefeitura de Rondonópolis