A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Delitos Contra a Pessoa Idosa (DEDCPI), participou do encontro técnico, em que foram debatidos as boas práticas e os resultados da Operação Vetus III – 2022. O evento que reuniu os 27 estados da Federação foi realizado na semana passada em Brasília (DF).
A operação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em apoio a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério da Mulher Família e Direitos Humanos – ONDH/MMFDH, foi realizada entre os dias 22 de agosto a 23 de setembro, contando com a participação das polícias de todos os estados do país tendo como foco os crimes de violência contra os idosos.
No foram apresentados números satisfatórios da operação no combate ao crime contra a pessoa idosa, sendo Mato Grosso um dos destaques com 241 idosos atendidos, 118 inquéritos instaurados, duas pessoas presas, oito medidas protetivas solicitadas dentre outros indicadores operacionais.
Representando o estado de Mato Grosso, investigadora de polícia, Daiane Cristina dos Santos Silva, lotada na Delegacia de Combate a Delitos Contra Pessoa Idosa, destacou que o atendimento diferenciado para aos idosos, chega a ter um cunho pedagógico, diferente de Mulheres e crianças.
“O idoso tem limitações que não se iguala a de nenhum dos públicos com diversidades, sendo fundamental que operações como esta estejam no plano de governo e permaneçam no calendário de operações do Ministério da Justiça”, disse.
Fonte: Folha Max