A execução sumária do sevidor público Ederson Vieira Matos, de 37 anos, na noite deste sábado (3), foi registrada por uma câmera de segurança do mercado onde ele era dono, no bairro Pedra 90, em Cuiabá, e mostra que o assassino apontou a arma a poucos centímetros a cabeça e atirou várias vezes. No momento, havia outro homem conversando com a vítima, encostado no balcão do caixa e quase foi atingido pelos tiros.
Ainda, na gravação, também é possível observar a presença de uma criança, um menino que andava numa bicicleta em um dos corredores do mercado. Após os tiros e a fuga desesperada do homem que conversava com Ederson, a criança também abandona a bicicleta e corre para se proteger em um dos corredores, atrás das prateleiras do estabelecimento.
Momentos antes de ser morto com pelo menos oito tiros, sem qualquer chance de defesa, exatamente às 20h38, o coordenador da Policíinica do Bairro Pedra 90, havia acabado de atender uma cliente. A gravação mostra a mulher chegando no caixa, pagando e saindo em seguida. Após alguns segundos o assassino se aproxima e atira várias vezes. Ederson ainda tenta esboçar uma reação ao ver a arma apontada para sua cabeça,mas não consegue sequer levantar-se da cadeira onde estava sentado operando o caixa.
As imagens são chocantes e mostram que os tiros foram direcionados na cabeça da vítima. Em poucos segundos, uma grande quantidade de sangue jorra dos ferimentos e formam uma enorme poça sobre o balcão. O assassinato, com características de execução, será investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
PREFEITO E SECRETÁRIA LAMENTAM
Em nota, divulgada ainda na noite de sábado, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, lamentou a trágica morte de Ederson que era enfermeiro com quase oito anos de atuação na Policlínica do Pedra 90. Ele trabalhou como enfermeiro da unidade por seis anos e há cerca de dois anos ocupava a função de coordenador.
Ederson Matos deixou esposa grávida e outros três filhos. Ele foi morto no mesmo dia em que havia comemorado o aniversário da esposa.
Na nota, o prefeito Emanuel Pinheiro e a secretária municipal de Sáude, Suellen Aliend, lamentaram a morte precoce e violenta do servidor. “Foi com muita dor e com uma imensa tristeza que recebi a notícia da morte do amigo Ederson, coordenador da Policlínica do Pedra 90. Com o coração desolado, peço a Deus muita força para a família. Que Ele possa consolar e dar o conforto necessário a todos para superar esse momento de profundo sofrimento”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.
“Nunca estamos preparados para perder alguém querido, sobretudo em circunstâncias tão violentas. Ederson era um coordenador exemplar, comprometido e muito humano com os pacientes. Neste momento, meus pensamentos e orações estão direcionadas à família e aos colegas da Policlínica, que são as pessoas que mais conviviam com o Ederson. Tenho certeza de que sua memória ficará no coração de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo”, comentou a titular da Pasta, Suelen Alliend.
Fonte: Folha Max