Representantes de todos os setores do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) se reuniram no fim da tarde desta terça-feira (29) para prestigiar a entrega do título de Cidadão Rondonopolitano ao advogado Benjamim Vieira Célio Filho. O evento foi também uma homenagem à própria autarquia e a todos que lutaram para manter o sistema de saneamento em poder dos rondonopolitanos.
A honraria foi proposta pelo vereador Cláudio da Farmácia (MDB) e aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal. A entrega ocorreu no Sanear a pedido do próprio Célio, que teve papel destacado nos embates jurídicos visando repassar à Prefeitura de Rondonópolis o patrimônio e as atividades que eram executadas pela Sanemat, empresa do Governo do Estado extinta em dezembro do ano 2000.
“Um dos papéis da Câmara é reconhecer o mérito das pessoas que ajudam a cidade. Se hoje temos uma empresa pública tão importante, considerada referência nos serviços de água e esgoto, devemos muito ao Célio”, disse Cláudio da Farmácia ao entregar o título de Cidadão Rondonopolitano.
O diretor-presidente do Sanear, Paulo José Correia, falou em nome da diretoria e também agradeceu o empenho de Célio. Ele também lembrou da ex-presidente Terezinha Silva e destacou a luta coletiva para evitar a privatização e oferecer serviços de excelência aos rondonopolitanos.
“Só tenho a agradecer ao Célio pela atuação brilhante no campo jurídico. Em nome dele, agradeço também todos os servidores que lutam diariamente para que o Sanear continue sendo um bom exemplo ao país. Nada disso seria possível sem esse compromisso de proteger o patrimônio público e colocá-lo a serviço do bem estar da população”, afirmou Paulo José.
O diretor do Sanear repassou ao homenageado os cumprimentos do prefeito José Carlos do Pátio (PSB), que foi um dos políticos que mais defendeu a municipalização e a manutenção do Sanear nas mãos dos rondonopolitanos.
Célio se emocionou com a homenagem e fez questão de compartilhar o título com os colegas que estiveram com ele na procuradoria do município e, posteriormente, na gestão do Sanear.
“Eu não lutei sozinho, tive o apoio de colegas como (os procuradores) Ednaldo Aguiar e Luiz Vaccaro, entre outros”, declarou. “Tivemos liminares deferidas e cassadas, não foi fácil. Mas nuca abaixamos a cabeça. Todos abraçaram a causa da municipalização e, ao final, vencemos por que somos fortes”,
Também participaram da cerimônia os diretores Hermes de Ávila, da área técnica, Antonietta Garcete, financeira, e Andelson Gil do Amaral, de Manutenção. A solenidade contou ainda com as presenças secretário do Gabinete de Segurança, Valdemir ‘Biliu’ Castilho, do secretário de Gestão de Pessoas, Fernando Becker, do chefe do setor de Saúde Coletiva, Paulo Padim, além de outros servidores e convidados.
HISTÓRIA
Benjamim Vieira Célio Filho nasceu em julho de 1960 na capital do estado de São Paulo e veio para Rondonópolis em 1987. Formado na Faculdade de Direito da Universidade Braz Cubas (SP), ele foi procurador geral da Prefeitura Municipal de Rondonópolis de 1995 a 1998 e atuou como assessor Jurídico do Sanear por mais de seis anos.
Atualmente ele trabalha na Cooperativa de Trabalho e Serviços de Rondonópolis – Coomser, prestando serviços jurídicos junto ao Sanear, desde 2019.
Casado com a senhora Aparecida Rodrigues da Silva, ele tem duas filhas e se diz realizado com a trajetória que empreendeu no município. “Moro em Rondonópolis há mais de 35 anos e posso dizer que hoje sou feliz e vivo em paz”, afirma.
Fonte: Prefeitura de Rondonópolis