Lucimar Costa Machado, de 48 anos, morreu baleado por policiais militares após um surto na cidade de Porto Alegre do Norte (1125 km de Cuiabá) na noite da última sexta-feira (19). Os militares teriam efetuado pelo menos 20 tiros na altura das pernas para “imobilzar” o suspeito, sendo que três disparos atingiram o homem que sergurava canivete e corria atrás das pessoas fazenda ameaças de morte. A versão da Polícia Militar relata que o suspeito tentou golpear os policiais e por isso foi necessária a ação (tiros) para imobilizá-lo.
Vídeos gravados no local mostram parte da ação e também o momento em o suspeito avança contra os militares e acaba atingido pelos tiros. Em uma das gravações é possível ver um idoso andando nas proximidades e se assustando com os tiros efetuados pelos militares.
De acordo com informações do boletim de ocorrência, a PM foi acionada por volta das 18h40 de sexta-feira para conter um homem que usava uma faca para ameaçar pessoas nas proximidades do Posto de gasolina Tigrão.
No local, os policiais foram abordados pelo frentista do posto informando que o homem estaria no Centro da cidade com uma faca. Os militares se deslocaram ao local e encontraram o homem no canteiro central todo sujo de sangue e segurando uma faca.
Conforme o relato contido no documento policial, os miltares mandaram o suspeito soltar a faca e levantar as mãos, mas ele correu em direção dos agentes e tentou efetuar golpes. O homem ameaçava os militares dizendo que iria matar todos. Os policiais então efetuaram 20 disparos de arma de fogo na altura da perna no intuito de pará-lo o qual, 3 três balas o atingiram. Ele ainda andou alguns metros e tentou atacar os militares, mas caiu logo em seguida.
Um ambulância esteve no local e socorreu o suspeito e o encaminhou para um hospital, mas ele morreu logo depois. Aos policiais, o sobrinho do homem informou que ele estava há vários dias em surto dizendo que queriam se matar. Na sexta-feira, ele soube que o tio estava na frente de uma emrpesa se jogando na frente dos veículos.
O sobrinho encontrou o tio na frente de um posto, já ensanguentado, com várias perfurações e cortes na cabeça, braços e nas mãos. Ele pediu ao tio que entrasse no veículo, mas ele recusou. Dessa forma, o sobrinho acionou a Polícia Militar.
De acordo com a PM, já havia boletins de ocorrência relatando que Lucimar havia tentado contra a própria veida e também por tentar atacar outras pessoas. Os familiares teriam confirmado tais informações. A ação que resultou na morte do homem deverá ser investigada tanto pela Polícia Militar quanto pela Polícia Civil.
Veja vídeos:
Fonte: Folha Max