Donos de cães e gatos que ainda não vacinaram os seus bichinhos contra a raiva podem levá-los para vacinar no ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação Antirrábica, que será realizado neste sábado (22). A vacinação será feita dentro da programação do “Dia D Saúde” organizado pela Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
A vacinação dos animais domésticos é uma das principais ações de controle da raiva em áreas urbanas.
Neste sábado todas as 60 unidades básicas de saúde da rede municipal estarão de portas abertas para receber a população, disponibilizando também a vacina antirrábica para animais de estimação acima de três meses de vida, exceto doentes e fêmeas prenhas nos últimos dias de gestação. A imunização vai ocorrer das 7h às 17h.
Além das 60 unidades básicas de saúde, os imunizantes também serão aplicados em outros 19 pontos de vacinação espalhados pela cidade, entres a Prefeitura.
A Secretaria Municipal de Saúde, Izalba Albuquerque, ressalta que a vacinação antirrábica é importante para garantir a saúde do animal de estimação e evitar a ocorrência de casos da doença na cidade.
Reforça, então, que por isso é muito importante ter adesão da população para diminuição dos riscos de contágio e disseminação do vírus rábico em animais domésticos, consequentemente, contribuindo para a proteção e segurança das famílias.
A DOENÇA
A raiva é uma doença infecciosa aguda viral grave que pode ser transmitida aos humanos por mordidas, arranhões e saliva de animais infectados em contato com a pele lesionada ou mucosas.
A doença atinge o sistema nervoso central e pode levar à morte, tanto dos humanos, quanto dos animais. A vacina é a única forma de evitar a enfermidade e a recomendação é de que seja administrada uma vez por ano.
ORIENTAÇÕES
Quando for agredido por cão ou gato, mesmo se ele estiver vacinado contra raiva, tomar as seguintes providências:
– Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão.
– Procurar com urgência a Unidade de Saúde mais próxima.
– Não matar o animal e, sim, deixá-lo em observação por 10 dias, para que se possa identificar qualquer sinal indicativo de Raiva.
– Se o animal adoecer, morrer, desaparecer ou mudar de comportamento, voltar imediatamente à Unidade de Saúde.
– Nunca interromper o tratamento preventivo sem ordens médicas.
Fonte: Prefeitura de Rondonópolis