Amanhã (21) é o Dia D da campanha de vacinação contra Poliomielite e atualização da caderneta vacinal para todas as idades. Todas as 63 unidades básicas de saúde de Rondonópolis estarão atendendo das 7h às 11h e das 13h às 17h.
O público alvo para vacinação contra pólio é crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Porém, a atualização da carteira vacinal é para todas as idades.
As unidades básicas de saúde municipais estão com estoque completo contendo todas as vacinas da rede pública disponíveis para todas as idades, inclusive terceira e quarta dose contra Covid-19.
Rondonópolis iniciou a campanha de vacinação contra Poliomielite no último dia 8 e irá até dia 9 de setembro. Sendo possível vacinar em dias úteis, aumentando a possibilidade de ir à uma unidade de saúde.
Até a quinta-feira (19), apenas 152 crianças receberam a imunização contra pólio, a estimativa é vacinar 14.499 com idade entre um ano e cinco anos incompletos.
De acordo com o gerente do Departamento de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal da Saúde, Paulo Padim, houve uma flexibilidade dos pais e responsáveis na vacinação das crianças e muitas deixaram de receber alguma dose ou todas do Plano Nacional de Imunização (PNI) o que possibilitou o retorno de algumas das doenças infantis mais temidas.
“A gente precisa que nossas crianças sejam vacinas, pois é uma doença que já tinha sido erradicada em nosso país, mas infelizmente está começando a voltar da mesma forma que o sarampo, a varicela e outras doenças”, explicou.
A poliomielite também conhecida como pólio e paralisia infantil é causada pelo poliovírus. A doença pode acometer o sistema nervoso e paralisar os movimentos de uma pessoa. O último caso da doença foi registrado em 1989, sendo assim a doença é considerada extinta no Brasil desde 1994 graças à vacina.
Fonte: Prefeitura de Rondonópolis