Agentes da Receita Federal, acompanhados por policiais rodoviários federais (PRF), fazem apreensão de cigarros eletrônicos no Shopping Popular de Cuiabá, na região do Porto, neste momento. As informações são do Programa do Pop, da TV Cidade Verde.
Ainda não há dados detalhadoss sobre a operação, mas as imagens mostram os agentes carregando um caminhão com vários sacos contendo o produto. O cigarro eletrônico é proibido no Brasil desde 2009.
Há exatos sete dias, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou de forma unânime por manter a proibição do produto em todo o território nacional. Na ocasião, a Anvisa também aprovou o fortalecimento de medidas de fiscalização e repreensão ao comércio dos cigarros eletrônicos. A ação de hoje – embora ainda não haja confirmação – já pode ser efeito desse reforço na fiscalização.
Apesar disso, o produto se tornou moda entre os mais jovens nos últimos anos, se tornando comum o seu uso em praticamente todos os espaços frequentados por esse público. O produto está em fase de regularização no Brasil e tem estimativa de conclusão para o ano que vem.
Nos últimos meses, notícias mostraram diversos casos de pessoas doentes por causa do uso do cigarro eletrônico. Entre eles, o cantor Zé Neto, da dupla com Cristiano.
O artista desenvolveu a doença conhecida por “vidro fosco” e chegou a precisar ficar internado. Ele se curou após fazer o tratamento.
Fonte: Folha Max