Com foco naqueles segmentos que historicamente enfrentam dificuldades de inserção e visibilidade social, se encontrando em uma posição mais suscetível, a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social (Sempras) em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Meio Ambiente (Semma), além da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e do Grupo Rede de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho promovem, na semana que vem, entre os dias 06 e 10 de junho, das 13h às 17h, a Semana de Acessibilidade de Políticas Públicas.
Integrantes dos Conselhos Municipais de Promoção e Igualdade Racial, da Pessoa com Deficiência, dos Direitos da Criança e do Adolescente, dos Direitos da Mulher, de Defesa do Direito do Idoso, de Assistência Social e, ainda, a Associação dos Surdos de Rondonópolis serão contemplados com uma programação extensa que vai acontecer no Núcleo de Conselhos, que fica na Avenida Tiradentes 1.904, Centro.
Atualização e inclusão no Cadastro Único (Cadúnico), confecção das carteirinhas do idoso, da pessoa com deficiência, da pessoa autista e de portadores de fibromialgia e, também, do cartão do SUS, cadastramento de currículos para encaminhamento ao mercado de trabalho, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite, além de distribuição de mudas e orientação sobre cuidados com as árvores são alguns dos serviços ofertados pela mobilização. Intérpretes de Libras do Departamento de Inclusão e Diversidade da UFR vão estar presentes para mediar a comunicação com os surdos durante os atendimentos. Portadores de fibromialgia e autistas devem apresentar laudo médico, documentos pessoais, comprovante de endereço e cartão do SUS ao solicitarem a carteirinha.
Prestar atendimento de forma diferenciada e inclusiva às minorias sociais existentes em Rondonópolis e conscientizá-las dos direitos que possuem a esses serviços e de que devem buscá-los sempre que precisarem, já que eles estão disponíveis a qualquer momento e não somente durante a Semana de Acessibilidade de Políticas Públicas, foi o objetivo dos organizadores do evento, conforme compartilha a assessora de Gestão de Conselhos da Sempras, Lussam Santos: “Atendemos esses públicos diariamente no Núcleo de Conselhos e, então, criamos vínculos de afeto, admiração e, acima de tudo respeito pela trajetória de vida de cada um. Sabemos das dificuldades enfrentadas ao longo do caminhar. Devido a isso tudo, queremos levar qualidade no atendimento e melhoria de acesso às políticas públicas oferecidas pelo Município”.