Professores, coordenadores e diretores das Redes Municipal e Estadual participaram nesta quarta-feira (31) do 1° Encontro com Professores da Educação Infantil e Alfabetizadores 2022 que teve como tema: “Todos pela garantia do direito de ler e escrever”. O evento que foi realizado em uma unidade escolar, na Vila Aurora, promoveu um diálogo sobre o compromisso desses profissionais com a alfabetização das crianças.
A secretária Municipal de Educação de Rondonópolis, Mara Gleibe, explicou que o município aderiu ao ‘Programa Alfabetiza-MT’ a fim de garantir que todos os estudantes dos sistemas estadual e municipal de ensino do Estado do Mato Grosso estejam alfabetizados até o final do 2° ano do Ensino Fundamental. “O objetivo é alfabetizar essas crianças através de um convênio feito entre o Estado e o Município, estamos iniciando um novo ano com pós pandemia com novas metas para melhorar a qualidade de ensino em nossa cidade”, disse Mara.
Entre os focos desse programa estão o de reduzir os índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente em fases/anos avançados, instituir e monitorar o Índice de Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso (IDE/MT) e o Índice de Desempenho Educacional do Estado de Mato Grosso na Alfabetização (IDEMT-ALFA) e melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), no âmbito das escolas pertencentes às redes públicas estadual e municipais.
Esse 1º seminário marcou o início de uma formação continuada com os professores de Educação Infantil e alfabetizadores do município. “O compromisso é com a educação e a alfabetização de nossas crianças até os sete anos de idade, de modo que seja garantido a estas o direito de ler e escrever”, completou Mara.
São formadoras do Programa Alfabetiza MT na Educação Infatil: Dineuza Conceição de Souza Silva, Jéssica Lorrayne Ananias Silva e Rosely Santos de Almeida. Já as alfabetizadoras são Dulcilene Rodrigues Fernandes, Eunice Cardoso Lauriano Ferreira, Genialda Soares Nogueira, Queila Ferreira da Silva e Solange Oliveira da Silva.