Um indígena da etnia Xavante foi espancada, pelo menos, seis homens e deixado sem roupas na noite desta quinta-feira (24), em Confresa, a 1.160 km de Cuiabá. O caso gerou revolta da comunidade indígena pelo discurso de ódio.
Até a última atualização desta reportagem, o g1 não havia obtido resposta da Fundação Nacional do Índio (Funai).
Em um vídeo gravado por pessoas que estavam no local, é possível ver o indígena sendo espancado pelos homens no meio da rua.
Segundo a presidente da Associação Indígena do Vale do Araguaia (ASIVA), Eliana Karajá, o homem está internado no Hospital Municipal de Confresa. “Nada justifica o que fizeram com o indígena. Somos vítimas frequentes de espancamentos, somos violentados, indígenas morrem pelo ódio das pessoas com os povos indígenas”, destacou Eliane Karajá.
Ela conta que o indígena teria sido confundido com um homem autor de crimes violentos na cidade. No entanto, destaca que isso não justifica o fato. Segundo ela, o indígena poderia estar bêbado ou ter surtado.
“E se fosse um indígena agredindo um não indígena, qual seria a reação? Estamos pedindo que as autoridades tomem providências”, pede.
Eliane destaca que os povos indígenas estão sendo vítimas de ataques, preconceito e discriminação.
“Por que tanta raiva e ódio? Não justifica essa violência, a polícia deveria ter sido chamada, a pessoa está lá no hospital agora. Se fosse um não indígena estaria nas manchetes de todos os jornais”, afirmou.