Home Destaque Visita regular ao pediatra pode ser fator decisivo para diagnosticar câncer infantil

SAÚDE


Visita regular ao pediatra pode ser fator decisivo para diagnosticar câncer infantil

Dados do Inca apontam que o óbito pela doença, na faixa etária de 1 a 19 anos, representa 8% das mortes no país

| Por Lucas Perrone

O câncer entre as crianças e jovens é a primeira causa de mortes por doenças no Brasil, na faixa etária entre 1 a 19 anos. Os dados apresentados pelo Instituto Nacional de Câncer apontam que o óbito pela doença, neste público, representa 8% das mortes no país.

A estimativa é que entre os anos de 2020/2022, sejam diagnosticados, no Brasil, 8.460 novos casos de câncer entre crianças e jovens. Diante da importância em se falar do assunto, criou-se o Dia Mundial da Luta Contra o Câncer Infantil, celebrado na semana passada.

A enfermeira oncologista do Sistema Hapvida, Ana Raquel Rocha, destaca que, apesar do número alto de mortes, as chances de recuperação chegam a 80%. Para isso, é importante que o diagnóstico ocorra de maneira precoce, para realização do tratamento adequado.

Portanto, é importante levar as crianças regularmente ao pediatra, para fazer o acompanhamento com maior precisão. Ana Raquel destaca que os fatores de risco, neste público, diferem dos adultos. “Então, os pais precisam ficar alertas aos sinais e sintomas que essas crianças venham apresentar, tais como: inchaço abdominal; sangramento; infecções recorrentes; pupila do olho branca e outros”, completa a profissional.

Ana Raquel ainda explica que a prevenção ao câncer infanto-juvenil ainda não tem soluções apresentadas a curto prazo. “Não existem evidências científicas, ainda, de que haja associação entre doença e fatores ambientais, logo a prevenção é um desafio”, disse.

Ela retrata que o câncer mais comum em crianças e jovens é a leucemia (que afetam os glóbulos brancos), e ainda os que atingem o sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático).

No entanto, há outros registros, de acordo com o Inca, como o neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico, frequentemente de localização abdominal), tumor de Wilms (tipo de tumor renal), retinoblastoma (afeta a retina, fundo do olho), tumor germinativo (das células que originam os ovários e os testículos), osteossarcoma (tumor ósseo) e sarcomas (tumores de partes moles).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here