A Polícia Civil cumpriu nesta quarta-feira (16.02) mais duas prisões relacionadas a inquéritos sobre crimes de violência doméstica. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Várzea Grande e de Mirassol d’Oeste e integram as ações da 2a edição da Operação Nacional Reguardo.
Em Várzea Grande, a equipe da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) prendeu J.J.A., de 28 anos, no bairro Parque Del Rey, investigado por crime de violência doméstica contra a companheira.
Durante a formalização da prisão preventiva, os investigadores constataram que havia outra decisão judicial de prisão expedida contra ele, pela 1a Vara Criminal de Várzea Grande, por homicidio ocorrido no município.
Agressões contra a convivente
Em Mirassol d’Oeste, a equipe da Delegacia do município com apoio da DEDM de Várzea Grande prendeu em flagrante nesta quarta-feira um homem de 26 anos, após ele agredir e ameaçar sua convivente. A vítima foi atingida com um murro no olho e socos pelo corpo, que a deixaram lesionada.
Depois de ser comunicada sobre as agressões sofridas pela mulher de 25 anos, a equipe da Polícia Civil realizou diligências e conseguiu localizar o suspeito próximo ao distrito de Horizonte d’Oeste. O autor afirmou os policiais que se não fosse preso, ele mataria a vítima.
Resguardo 2
A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com as Polícias Civis dos 26 estados e Distrito Federal. A operação tem foco na conclusão de procedimentos policiais, cumprimentos de mandados de prisão e de buscas, checagem de denúncias e fiscalização do cumprimento de medidas protetivas.
Em Mato Grosso, as oito Delegacias de Defesa da Mulher na região metropolitana e interior do estado, o Plantão 24h de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Sexual de Cuiabá e os Núcleos de Defesa da Mulher estão engajados na operação, que conta ainda com ações preventivas.
As ações das delegacias também estão levando orientações a vítimas que tiveram o descumprimento de medidas protetivas, além da checagem de denúncias e cumprimento de buscas em casos em que haja suspeita de armas de fogo em poder de suspeitos de atos de violência doméstica.
A Operação Resguardo será concluída no dia 08 de março, com a divulgação do balanço geral das ações realizadas no período.