Assessoria/Polícia Civil-MT
Três homens investigados por crimes no âmbito da violência doméstica foram presos nesta semana pela Polícia Civil, em Mirassol d’Oeste e Curvelândia, ambas na região oeste do estado.
Um dos mandados de prisão preventiva teve como alvo um homem de 56 anos, preso nesta sexta-feira (11). Ele foi detido em sua residência, no Parque Morumbi, pela equipe da Delegacia de Mirassol d’Oeste pelo crime de ameaça.
Na quinta-feira, a ex-mulher do agressor procurou a delegacia e comunicou que além de descumprir as medidas protetivas, o ex-marido a estava ameaçando com uma faca e perseguindo e espreitando-a em seu trabalho, dizendo abertamente que iria matá-la. Diante das informações, a Polícia Civil representou pela prisão do suspeito, que foi decretada pelo juízo da 3a Vara Criminal da comarca.
Outras prisões
Na quarta-feira (09), foi preso um suspeito de agressão contra a ex-companheira. O homem de 35 anos foi detido no bairro Favo de Mel em cumprimento a um mandado expedido pelo crime de lesão corporal.
A outra prisão foi efetuada contra um homem de 30 anos, em Curvelândia, nesta sexta-feira. Ele teve o mandado de prisão decretado após investigação da Polícia Civil que apurou os crimes de ameaça e lesão corporal cometidos contra sua ex-companheira.
Operação Resguardo
As prisões realizadas integram as ações da Operação Resguardo 2, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com as Polícias Civis dos 26 estados e Distrito Federal.
Em Mato Grosso, as oito Delegacias de Defesa da Mulher na região metropolitana e interior do estado, o Plantão 24h de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Sexual de Cuiabá e os Núcleos de Defesa da Mulher estão engajados na operação, que contará ainda com ações preventivas.
A operação tem foco na conclusão de procedimentos policiais, cumprimentos de mandados de prisão e de buscas, checagem de denúncias e fiscalização do cumprimento de medidas protetivas.
As ações das delegacias também estão levando orientações a vítimas que tiveram o descumprimento de medidas protetivas, além da checagem de denúncias e cumprimento de buscas em casos em que haja suspeita de armas de fogo em poder de suspeitos de atos de violência doméstica.
A Operação Resguardo será concluída no dia 08 de março, com a divulgação do balanço geral das ações realizadas no período.