Em 2021, o Mato Grosso Previdência (MTPrev) implantou o projeto Averbação Digital, transformando um dos principais serviços oferecidos pela autarquia em processo eletrônico. Em menos de 1 ano de funcionamento, já foi possível zerar o estoque de requerimentos feitos em papel e reduzir em 92% o tempo de análise de novos pedidos. O que antes demorava em torno de 6 meses, agora é resolvido em 15 dias se a documentação estiver correta.
Com o serviço totalmente eletrônico, os servidores ativos estaduais passaram a solicitar a averbação de tempo de contribuição de período anterior ao serviço público pela internet, por meio do Portal do Servidor. A análise do processo também é feita digitalmente e o interessado é informado sobre todas as movimentações por e-mail.
“A cada análise ou tramitação, o servidor recebe um e-mail com uma notificação. Caso haja alguma inconsistência na certidão apresentada ao MTPrev, ele já é informado e procura o instituto que emitiu o documento para a correção. Assim, a comunicação com o servidor durante a análise do pedido fica mais rápida e transparente”, explica a gerente de vida funcional, Vanessa Karla de Oliveira.
Segundo a gerente, a digitalização dos procedimentos de averbação também contribuiu para aumentar a precisão do simulador de aposentadoria e agilizar o processo de concessão do benefício, uma vez que os dados passaram a fazer parte da ficha funcional digital dos servidores.
Premiação
A Averbação Digital do MTPrev foi o projeto vencedor do 12° Prêmio Aneprem de Boas Práticas de Gestão Previdenciária, considerado o ‘Óscar da Previdência’ no Brasil. Além do 1º lugar na categoria gestão, o projeto conquistou o 1º lugar na premiação geral da modalidade Inovação.
Os prêmios foram entregues no dia 22 de novembro, durante o 20º Congresso Nacional de Previdência da Aneprem – Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios, em Porto de Galinhas-PE.
Para o diretor-presidente do MT Prev, Elliton Oliveira de Souza, a digitalização dos serviços da autarquia é essencial para reduzir custos e otimizar o atendimento ao beneficiário.
“Estamos em um processo de desburocratização e transformação digital. Em 2020, entregamos o requerimento e o simulador de aposentadoria on-line, a concessão de aposentadoria remota e a Certidão de Tempo de Contribuição Digital. A Averbação Digital veio para aumentar essa carta de serviços eletrônicos e em breve, todos os nossos serviços serão digitais”, afirma.