Em solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (20), no Palácio da Cidadania, o prefeito José Carlos do Pátio assinou o financiamento de R$ 55 milhões com o Banco do Brasil. Os recursos serão investidos para garantir avanços e novos investimentos em áreas como infraestrutura urbana e rural, mobilidade urbana e iluminação pública.
O ato foi acompanhado pelo presidente da Câmara, vereador Roni Magnani, que estava acompanhado de diversos vereadores, além de secretários municipais e assessores do executivo.
“Os recursos serão investidos na melhoria da sinalização semafórica da cidade pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, além da aquisição de caminhões, máquinas pesadas (moto niveladoras, pá-carregadeiras e rolo compactador) e veículos para dar suporte ao trabalho desenvolvido pela Coder, a Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Municipal de Meio Ambiente”, disse Pátio.
“Com estes recursos, também vamos avançar no projeto de modernização do sistema iluminação pública da cidade, chegando assim a atingir quase 70% da iluminação pública com lâmpadas de LED. Além disso, irá permitir ainda a aquisição de mais 28 ônibus com ar condicionado para atender a autarquia que irá administrar o serviço de transporte público coletivo do município. Com isso, vamos estar com 50 ônibus, já que havíamos comprado 22, para que a autarquia municipal que estamos criando possa ir gradativamente assumindo no próximo ano o serviço”, completou o prefeito.
O contrato de financiamento de R$ 55 milhões foi autorizado pela Câmara Municipal de Vereadores. Pátio agradeceu a contribuição que o legislativo municipal tem dado para que a gestão municipal possa executar os seus projetos e obras que estão beneficiando a população rondonopolitana.
“A Câmara têm nos ajudando muito. Se hoje o município está em um ritmo muito acelerado de obras e investimentos deve-se a parceria da Câmara. Ela não tem medido esforços para ajudar”, frisou o prefeito, revelando que em toda a história do município este ano foi o que teve maior número de projetos encaminhados e apreciados pelo legislativo municipal.
Pátio também observou que a liberação da linha de crédito pelo Banco do Brasil ao município deve-se a classificação que têm junto à Secretaria do Tesouro Nacional. “Nosso conceito hoje lá é positivo, é A, que significa que temos capacidade de pagamento. Temos mantido em dia todas nossas certidões, todos os documentos em dia. Por isso, temos conseguido acessar as linhas de financiamentos e recursos a fundo perdido para investir em benefício da nossa população”.
O Gerente Geral Escritório Setor Público Banco do Brasil em Mato Grosso, Ricardo Cruz, destacou que o financiamento de R$ 55 milhões aprovados para a Prefeitura de Rondonópolis é a maior operação realizada pela instituição no Estado em 2021. Ele parabenizou a gestão municipal por estar com as contas equilibradas, o que facilitou a aprovação, por parte da instituição, do financiamento. “A linha de crédito liberada, que é a maior operação realizada com uma Prefeitura em Mato Grosso este ano, é resultado do bom trabalho realizado pelo município para estar com as suas contas regulares , além de adimplente documentalmente e com capacidade de investimento”.