Home Destaque Aprender Mais MT reforça proposta dos materiais complementares para alunos e professores...


Aprender Mais MT reforça proposta dos materiais complementares para alunos e professores da rede estadual

| Por


Para reforçar a importância dos materiais complementares na rede estadual de ensino, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio do programa Aprender Mais MT, reuniu professores, diretores, assessores pedagógicos e alunos da Escola Estadual Gustavo Kulman nesta terça-feira (07.12), no Hotel Fazenda Mato Grosso. O encontro visa abordar as boas práticas desenvolvidas com os materiais complementares, com destaque para a Educação Financeira e Educação Socioemocional no ensino fundamental e médio. O evento foi realizado em parceria com as plataformas BEI Educação e Nuvem9Brasil.

“Este é um evento de culminância e de avaliação para falarmos sobre os materiais complementares desenvolvidos em todas as unidades escolares, principalmente, sobre o material socioemocional. Estamos mudando o jeito de fazer educação, apostando em ensino de qualidade, além de valorizar professores e alunos, que são o futuro do amanhã”, destacou o secretário estadual de Educação, Alan Porto.

Os materiais complementares chegaram às escolas com o objetivo de recuperação da aprendizagem dos estudantes e melhor preparo dos professores nesse momento de retorno presencial.

Para os anos iniciais, etapa da alfabetização, 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, os professores da rede estadual receberam material para a estimulação da Consciência Fonológica.

A Educação Financeira traz a proposta da coleção “Aprendendo a lidar com o dinheiro”, suprindo a necessidade formativa dos estudantes e dos educadores em uma perspectiva integrada e de transição entre 9º ano do Ensino Fundamental e o 1º ano do Ensino Médio.

A Educação Socioemocional, por sua vez, é trabalhada com os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com enfoque nos valores Empatia, Responsabilidade e Respeito.

Todo o material está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Documento de Referência Curricular para Mato Grosso (DRC-MT).

“Para nós do Nuvem9Brasil, Mato Grosso tem demostrado muita ousadia, coragem e responsabilidade, principalmente ao alinhar os projetos das políticas públicas a nova BNCC e hoje nós demostramos que através de resultados de indicadores palpáveis o quanto neste semestre a percepção dos alunos aumentaram em relação aos temas sensíveis como empatia, respeito e responsabilidade”, pontuou o diretor da Nuvem9Brasil, Paulo Ricardo Abud.

A estudante do 5º ano da Escola Estadual Gustavo Kulman, Thais Eduarda, de 11 anos, conta o que aprendeu na prática.

“Foi um aprendizado importante e que ajudou muito para sabermos sobre empatia, respeito e responsabilidade. A questão da empatia foi o que mais me chamou a atenção porque fala muito sobre se importar com o outro”, disse.

O material foi entregue pela Seduc para as escolas no segundo semestre de 2021.

“A proposta é levar mais aprendizagem para os estudantes. Então, a partir do uso de materiais complementares, recebidos tanto pelos estudantes quanto pelos professores, foram desenvolvidos muitos projetos nas escolas da rede. Para melhor uso, o professor passa por uma formação e a aplicação na sala de aula é acompanhada por uma assessoria pedagógica”, explicou Magda Gomes dos Santos, coordenadora do ensino fundamental.

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here