A Secretaria Municipal de Cultura de Rondonópolis – Secult abriu nesta quarta-feira (03), inscrições para participação no 1º Festival de Música “Zé Damião”, um evento músico cultural que deve revelar genuínos talentos rondonopolitanos.
O festival que homenageia e leva o nome do cantor, compositor e músico rondonopolitano José Damião da Cruz, o Zé Damião, acontece nas dependências do Casario entre os dias 24 e 28 de novembro, sempre a partir das 19h.
Conforme os organizadores, os interessados poderão fazer gratuitamente as suas inscrições diretamente na sede da Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Rua XV de Novembro, nº 247, no Casario, centro da cidade, entre os dias 03 e 10/11.
Ao fazer a inscrição, o candidato receberá o regulamento do festival, que será composto por seis categorias: Música Gospel, Sertaneja, MPB, Composição Inédita, e Infantil.
Reforçando que os candidatos inscritos no festival se submeterão a três fases: Seleção, Classificatória e Final. Na fase de “Seleção”, serão escolhidos os concorrentes do festival. Na fase classificatória, os concorrentes selecionados competem por uma das cinco vagas na final.
Na fase ‘Final’ do festival, os cinco concorrentes disputam entre si a premiação que vai do 1º ao 5º Colocado.
Lembrando que segundo o Art. 04 do regulamento, os inscritos deverão apresentar uma autorização/permissão de uso da imagem assinada, antes do início do evento.
Ressaltando que o 1º Festival de Música “Zé Damião” conta com apoio da Prefeitura Municipal de Rondonópolis, Secretaria Especial de Cultura, e com incentivos da Lei Aldir Blanc, Governo Federal e Ministério do Turismo.
Mais informações poderão ser obtidas na sede da Secult no Casario, ou pelo telefone: 66-3411-5324.
HOMENAGEM
A escolha do nome do Festival foi em homenagem ao cantor, compositor e músico rondonopolitano José Damião da Cruz, falecido aos 58 anos, em 11 de março de 2015, no Hospital de Câncer de Barretos (SP), vítima de um câncer de face.
Zé Damião como era popularmente conhecido, vinha de uma ativa família de músicos locais, e era bastante conhecido no município e no estado, pelas apresentações solos que fazia em bares, restaurantes e casas noturnas.
Damião foi professor de viola e violão e chegou a gravar um CD autoral: “Zé Damião, um violeiro no território das águas”, com belas composições próprias como: Planalto Central; Vingança, Viagem sem fim, e Ponte de Pedras, entre tantas outras.
Nos anos de 1970 os membros da família do Zé chegaram a montar uma banda chamada ‘The Good Friends’ muito conhecida na região. O irmão dele, Teté, foi um dos melhores guitarristas do estado de Mato Grosso na época, tendo tocado inclusive com músicos importantes como Rita Lee, entre outros.
Em razão do seu talento musical, Zé Damião também era conhecido por muitos artistas de renome nacional, como: Zé Ramalho, Renato Teixeira e Almir Sater.