Para quem tem interesse em aprender um pouco sobre produção cultural, está disponível no Youtube a videoaula ‘Backstage – bastidores de um evento’, elaborada com recursos da Lei Aldir Blanc por meio do edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). O projeto da produtora cultural Madona Arruda apresenta dicas e orientações sobre como executar eventos, desde o planejamento até a realização.
A videoaula foi montada no formato entrevista. Madona conversa com renomados profissionais da área de eventos em Mato Grosso, e cada um fala um pouco sobre sua experiência e os passos que devem ser seguidos para realizar um evento de sucesso. Entre os entrevistados, produtores de evento Carlina Rabello Leite, Rodrygo Esteves e Caique Loureiro, além da própria Madona. Também o empresário Lademir Sette (Lade), o maestro Fabrício Carvalho e o tenente-coronel Roberval Alexandre de Barros o 1º tenente Bruno Grou Vilas Boas, ambos do Corpo de Bombeiros.
A produtora cultural Carlina destaca que, entre as prioridades do planejamento, estão a escolha do artista, o local, planilha de custos, segurança, cenografia e alimentação. Por outro lado, o arquiteto Rodrygo Esteves explica a importância de montar o fluxo operacional para que a infraestrutura do evento seja funcional.
Questões técnicas envolvendo palco, iluminação e som são abordadas pelo empresário Lademir, conhecido como Lade, que também defende a importância de se contratar profissionais e empresas com referência e regulamentadas no mercado. Outro ponto abordado na videoaula é a segurança, que contou com os representantes do Corpo de Bombeiros para explicar sobre a necessidade de alvará, quais critérios classificam o evento como de risco mínimo, as vistorias e o que pode impactar em interdição.
Com experiência em apresentações artísticas, o maestro Fabrício Carvalho traz uma perspectiva sobre grandes eventos, tanto em ambientes abertos quanto fechados, e que envolvem número expressivo de músicos e instrumentos. “Você deve buscar a melhor consultoria, se cercar de profissionais competentes, saber a realidade do evento que você vai realizar, ter tudo orçado e planejado para que, na hora de executar, tenha o mínimo de erros”.
(Com informações da assessoria)