Assessoria | Polícia Civil-MT
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Regional de Pontes e Lacerda (448 km a oeste de Cuiabá), inaugurou na quinta-feira (28.10) o Núcleo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica.
O novo espaço criado na Delegacia de Polícia tem como principal objetivo prestar atendimento especializado, em um ambiente acolhedor visando receber e acolher de forma diferenciada as mulheres.
O local inaugurado conta com uma brinquedoteca, montado e dedicado às crianças que eventualmente venham com seus pais, ou mesmo aquelas que sejam vítima de algum tipo de violência.
De acordo com a delegada de Pontes e Lacerda, Bruna Caroline Laet, muitas mulheres ainda deixam de comparecer à delegacia para denunciar o agressor em razão de constrangimento e vergonha.
“Nesse ambiente acolhedor esperamos que mais mulheres denuncie os agressores no ambiente domestico e familiar. Nosso intuito é que o Núcleo reflita positivamente na sociedade de Pontes e Lacerda, para que as mulheres não tolerem nenhum tipo de violência”, destacou a delegada.
Bruna Laet explicou também que o planejamento é para que a partir de janeiro, seja oferecido o atendimento psicológico, além de realizações de capacitações aos profissionais que atuam no Núcleo.
“Assim o atendimento não se restringirá a questões de registro de ocorrência e solicitação de medidas protetivas. Mas haverá um acompanhamento das vítimas para que elas consigam romper com o ciclo da violência”, pontou ela.
O projeto contou com apoio e parcerias, com a Associação dos Bombeiros do Futuro que auxiliou para angariar os recursos, e outras empresas como Apoena, Sicredi, Águas de Pontes e Lacerda e Viveiro Renascer.