Várias entidades se entrelaçaram para, por meio de uma ação conjunta, oferecerem seu apoio à Associação Casa do Adolescente Sagrada Família (Casf), instituição filantrópica que atende, atualmente, 87 crianças e adolescentes na faixa etária de sete a 15 anos e que oferece aulas de inglês, espanhol, música, dança, caratê, capoeira e apoio pedagógico no contraturno escolar de estudantes da Rede Pública de Ensino de Rondonópolis. O resultado dessa união de forças é o termo de fomento assinado pelo prefeito José Carlos do Pátio, na tarde desta segunda-feira (25), na Casf, no valor de R$100 mil.
Tudo começou com uma ideia que surgiu no Rotary Cerrado e ganhou força por intermédio do vereador Adonias Fernandes, como lembra o ex-presidente do Rotary Cerrado, Renato Ricardi: “O Rotary Cerrado defende a bandeira de educação e, este ano, pensamos no suporte que a Casa do Adolescente precisa. Solicitamos, então, o apoio do vereador Adonias, que viabilizou o encontro e o prefeito prontamente recebeu representantes dos vários clubes Rotary de Rondonópolis. Durante a conversa, ele aceitou nossa sugestão para que a Casa do Adolescente recebesse uma atenção da Prefeitura”.
O vereador Adonias, que também é rotariano, recorda-se da iniciativa, que veio de Brigida Fisher, ex-governadora do Distrito 4440, do qual Rondonópolis faz parte. “Eu não poderia deixar de registrar que a nossa ex-governadora, a dona Brígida, que me pediu que eu marcasse uma reunião com o prefeito. Assim, nós agendamos o encontro e o prefeito nos recebeu juntamente com o presidente do Rotary Cerrado, o Renato, e, ainda, a Casa da Criança e do Adolescente. A partir dessa conversa ficou decidido esse apoio da Prefeitura”, comentou o edil, citando o, agora, ex-presidente do Rotary Cerrado.
Funcionando hoje na Vila Aurora, em um local cedido pela Diocese de Rondonópolis, a Casf já tem nova sede em construção e é nessa obra que o aporte financeiro recebido da Prefeitura será investido. “Esse dinheiro vem em um momento oportuno para que possamos dar continuidade à obra que nós estamos iniciando da nossa sede própria. Ele será aplicado na parte sanitária que está faltando. Nós temos a primeira etapa construída que são as salas. Então, estão faltando os sanitários, cozinha e refeitório. E esperamos já no início do próximo ano estarmos mudando para lá onde poderemos ampliar a quantidade de atendimentos ofertados. Agora, temos 87 crianças e adolescentes. Com o novo espaço, que terá um tamanho três vezes maior do que o ocupado atualmente, pretendemos receber entre 300 e 350 alunos”, compartilhou Wagner Bolonhesi, presidente da Casf, que terá sua sede no Parque Sagrada Família.
José Carlos do Pátio fez questão de ressaltar a preocupação da atual Administração em amparar e defender as organizações que prestam serviço à sociedade com viés humanitário e voltadas para os menos favorecidos sem quaisquer fins lucrativos. “O que nós estamos fazendo é muito pouco diante do que o terceiro setor faz por Rondonópolis. Todas as entidades que atuam nesse segmento são de fundamental importância para o serviço público. O trabalho que a Casa do Adolescente Sagrada Família desenvolve para os nossos adolescentes e crianças é de suma importância. Inclusive, uma tese que o Município defende é a relevância de proporcionar o contraturno aos estudantes para que eles tenham uma atividade extraclasse e estejam ocupados durante todo o dia”, observou o prefeito e arrematou: “Nossa Gestão não vai medir esforços para apoiar essas instituições. E desejamos intensificar ainda mais esse apoio a elas”.
Também participaram da reunião os secretários de Promoção e Assistência Social, Iriana Cardoso, e de Finanças, Rodrigo Silveira Lopes, o chefe do Escritório de Representação do Município em Brasília, Paulo José Correia, e a Coordenadora da Casf, Rosangela Ramos Duarte.