O Centro de Atendimento Socioeducativo de Cuiabá (Pomeri) aplicou, nesta quarta-feira (20.10), a primeira dose da vacina contra o coronavírus nos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Dessa vez, foram atendidos 42 jovens, sendo 35 meninos e sete meninas, com idades entre 12 e 17 anos, que receberam o imunizante da Pfizer.
A campanha de vacinação seguiu todos os critérios exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para garantir maior eficiência do imunizante. As doses foram disponibilizadas no início do dia e até o fim da manhã todos os internos estavam vacinados. Assim, a unidade se encontra em dia com o Plano Nacional de Vacinação.
Segundo o diretor de internação masculina, Urias Alvino Dantas, essa vacinação oferece mais segurança aos internos e aos servidores da unidade. “Vai ajudar a reduzir a possibilidade de contágio pela doença na unidade, trazendo mais segurança aos internos e aos servidores”, disse.
Os adolescentes da faixa etária vacinados representam a maior parte do total de internos do Complexo Pomeri e por isso a unidade começa a planejar a volta à rotina normal. “Nós estamos restringindo a quantidade de adolescentes nas atividades coletivas, e a partir da segunda dose poderemos ampliar o número de internos nas aulas”, lembrou o diretor.
Os internos que conseguirem o alvará de soltura serão encaminhados junto com seu cartão de vacina para serem imunizados com a segunda dose em uma unidade mais próxima da sua casa. Já aqueles que ingressarem na unidade sem a vacina, também serão imunizados antes da internação.
A segunda dose será aplicada em até oito semanas, que é o prazo máximo recomendado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).